Search
Close this search box.
Search

Ciclovia da Fernandes Lima vai ganhar mil postes com iluminação em LED

Autarquia Municipal de Iluminação Pública, responsável pela obra, vai utilizar Método Não Destrutivo para preservar manutenção da paisagem natural e funcionamento da via.
Ciclovia iluminada
Imagem: Jonathan Lins/Secom Maceió
Obra vai facilitar mobilidade na ciclovia.

Os passeios e atividades noturnas na Ciclovia da Avenida Fernandes Lima vão ganhar uma cara nova, a partir de mais uma ação da Prefeitura de Maceió. A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) vai executar, nesta terça-feira (26), as obras para implantação de mil postes de iluminação no local.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Os equipamentos serão instalados a partir da Praça Centenário e seguirão até a Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro do Martins, em um trecho de aproximadamente 10 quilômetros. A primeira fase da obra, que tem previsão para durar 120 dias, vai contemplar a etapa de escavação e instalação de caixas de passagem e eletrodutos.

A diretora-presidente da Ilumina, Camila Porciúncula, destaca que a execução da obra vai ser realizada utilizando um processo de engenharia chamado Método Não Destrutivo (MND), para garantir que a rede seja instalada sem que haja prejuízo às raízes das árvores ou que seja quebrado o asfaltos das travessias de via que cruzam a Avenida Fernandes Lima.

“O maquinário está chegando de Recife e nós vamos dar andamento a uma obra complexa, mas pensada de forma sustentável e eficiente para a manutenção da paisagem natural e também o funcionamento de uma das principais vias da nossa cidade”, afirma Porciúncula.

Leia também:  As seis ideias que prometem tornar Maceió um lugar ainda melhor

Camila acrescenta que a iluminação pública de qualidade tem grande importância em ampliar a segurança viária e física para ciclistas e pedestres, que todos os dias transitam pelo canteiro central da Avenida Fernandes Lima.

“Apesar de ser uma mudança silenciosa, a iluminação tem um impacto direto na vida da população, a partir do momento em que é instalada. Imagine uma mulher fazendo esse trajeto no período da noite, um idoso que precisa atravessar a rua, o ciclista que está fazendo um longo caminho, então, você traz benefícios para toda a população ao auxiliar e facilitar a segurança pública, viária, a mobilidade urbana, ao proteger uma rede de pessoas mais vulneráveis. Nós ficamos muito orgulhosos de colocar a Ilumina à frente de um projeto como esse”, garante.

Ao final da obra, a ciclovia da Avenida Fernandes Lima receberá mil postes metálicos do tipo girafa que darão suporte a mil luminárias de LED com potência de 70W, com uma abrangência luminosa suficiente para clarear as áreas de pista e calçada do canteiro da via.

MaceióBrasil