Maceió

Projeto Músicos do Futuro leva arte e cidadania para jovens da periferia

Evento visa assistir crianças e adolescentes que vivam em áreas de vulnerabilidade

O 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) abriu as portas de sua Unidade Operacional, na manhã desta segunda-feira (13), para receber as crianças e adolescentes das escolas públicas Dom Otávio Aguiar e Denisson Menezes, que foram contempladas para iniciar o projeto social Músicos do Futuro.

A iniciativa é um projeto desenvolvido Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que nasceu durante as reuniões dos Fóruns das Escolas e de Prevenção, tem o objetivo de assistir os alunos das escolas que vivam em áreas de vulnerabilidade social com o propósito de, fora do período escolar, inseri-los em atividades alternativas que preencham seu tempo livre, contribuindo dessa maneira para que a violência não chegue até eles.

Segundo o capitão Iran Rego, da Secretaria de Segurança Pública, o Centro Musical da PM já tinha um projeto pronto e que casava exatamente com o que os órgãos envolvidos ansiavam para a ocasião.

“Ao analisarmos o projeto da Banda de Música vimos que ele se encaixava perfeitamente no que buscávamos criar. O comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, deu todo apoio e indicou o 5º BPM como o marco inicial desta ação que, além de despertar nas crianças o interesse pela música, proporciona mais harmonia ao ambiente escolar, promovendo a cidadania e visando um futuro de paz para eles”, destacou o capitão Iran Rêgo.

Já o comandante do 5º BPM, major Mário Palmeira, afirmou que “a estratégia, além de aproximar a comunidade da polícia, favorece a formação humana com base em dois pilares: resgate de valores e desenvolvimento da cidadania”.

O evento, promovido da 11ª Promotoria de Justiça da Capital, foi prestigiado pelos promotores de justiça da Infância e Adolescência, Alexandra Beurlen, Rogérios Paranhos, Marluce Falcão e Dalva Tenório; pelos capitães da PM Iran Rego e Sidney Cunha, que representaram a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas; pela chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Rosimeire Silva; pelo comandante do 5º BPM, major Mário Palmeira, que estava acompanhado do seu corpo de oficiais; pelas diretoras e alunos das escolas participantes.

Sobre o projeto

O projeto “Músicos do Futuro” será desenvolvido por policiais militares do Centro Musical da PM, sob a coordenação do tenente Neilton Nogueira, os quais ministrarão aulas teóricas e práticas para as crianças e adolescentes selecionadas, utilizando uma metodologia dinâmica, envolvente e de fácil entendimento.

O programa atenderá inicialmente as crianças das escolas públicas Dom Otávio Aguiar e Denisson Menezes, situadas no bairro Benedito Bentes, parte alta de Maceió, onde elas terão aulas de Iniciação Musical, com a flauta doce, bem como Noções de Cidadania, Direitos Humanos, Ordem Unida, dentre outras.

DEIXE SEU COMENTÁRIO