Maceió

Estátua da Liberdade passa por restauração em Jaraguá

Instalada no bairro de Jaraguá, a Estátua da Liberdade está sendo restaurada pela primeira vez desde que chegou a Maceió, em 1908.

Instalada no bairro de Jaraguá, a Estátua da Liberdade está sendo restaurada pela primeira vez desde que chegou a Maceió, em 1908. O serviço na escultura de ferro está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que, para a execução da restauração, realizou uma avaliação por meio de um laudo químico para definir os materiais utilizados sem modificar a estrutura do monumento histórico.

“Iniciamos a restauração da Estátua por sua importância, hoje um dos símbolos do bairro de Jaraguá. Trata-se de uma peça histórica e, sendo assim, tivemos o cuidados de realizar o serviço com uma equipe técnica para utilizar produtos corretos, garantindo que o serviço seja realizado sem qualquer alteração na escultura. Esta é a primeira vez que a estátua está sendo restaurada desde que chegou a Maceió, há mais de 100 anos, e o nosso objetivo é deixá-la da mesma forma que foi entregue”, disse Gustavo Torres, titular da Semds.

Na avaliação realizada antes do início da restauração foram constatadas alterações na escultura, a exemplo de oxidação, manchas escuras e corrosão em decorrência do tempo. A partir do laudo, o trabalho na Estátua foi dividido em etapas para a realização de serviços para lavar, desincrustar, selar, encerar e polir a peça. Todo o trabalho vem sendo feito com o acompanhamento técnico de um engenheiro químico, que ficou responsável pelo laudo, sendo utilizados produtos químicos específicos conforme as peculiaridades do monumento.

Segundo Gustavo Torres, a conclusão do serviço deve ocorrer ainda esta semana com a pintura da peça para deixá-la ainda mais semelhante à escultura que hoje é um dos símbolos de Nova York.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

DEIXE SEU COMENTÁRIO