Boa Saúde

Quando adotar a dieta sem lactose?

Para mudar a alimentação, é preciso fazer uma consulta com um médico, que vai diagnosticar a intolerância ou alergia e encaminhar o paciente à orientação de um nutricionista.

Dietas que excluem algum tipo de substância é oque esta na moda. Tem dieta sem glúten, sem proteína, sem carboidrato e, também, dieta sem lactose. Essas restrições são indicadas para os casos de intolerância ou alergia a um desses itens.

Algumas pessoas possuem deficiência numa enzima presente no intestino, a lactase, que é a responsável pela digestão do leite e seus derivados. Também existem as que apresentam alergia à caseína, a proteína do leite de vaca. Nessas duas situações, é preciso adotar uma dieta sem lactose para garantir qualidade de vida e bem-estar.

Quem precisa de dieta sem lactose?

Quem sofre de qualquer um desses males aprende desde cedo a conviver com sintomas como gases, inchaço, cólicas e diarreia, que ocorrem sempre após a ingestão de alimentos que contenham leite na composição.

Uma dica é estar atento ao comprar qualquer alimento, seja ele industrializado ou não. Pesquise sempre os rótulos e informe-se sobre a presença dessas substâncias no produto que pretende adquirir. Além de procurar por leite e lactose nos rótulos, busque ingredientes como leite em pó, subprodutos do leite, soro de leite, coalhada e leite em pó desnatado.

Medicamentos também exigem atenção. Até mesmo anticoncepcionais podem levar lactose na formulação. Entretanto, a presença da substância normalmente só afeta aquelas pacientes que sofrem com intolerância severa.

Como adotar uma dieta sem lactose

Para quem sofre com esses problemas, a única solução é seguir rigidamente uma dieta sem lactose. Para mudar a alimentação, é preciso fazer uma consulta com um médico, que vai diagnosticar a intolerância ou alergia e encaminhar o paciente à orientação de um nutricionista.

É muito importante salientar que o leite é a principal fonte de cálcio do ser humano, deixando os ossos fortes e saudáveis. Portanto, tudo deve ser bem conversado com o nutricionista. Se o leite for retirado, algum outro alimento ou suplemento terá que repor a falta de cálcio do organismo.

Da mesma maneira, pessoas que não apresentem restrições alimentares não devem recorrer a uma dieta sem lactose indiscriminadamente. Primeiro, é necessária a avaliação de um profissional.

Adotar uma dieta sem lactose não é fácil. Porém, que já passou a se alimentar dessa forma afirma que os benefícios são inúmeros e que vale muito a pena. O importante é garantir um cardápio balanceado e saudável.

DEIXE SEU COMENTÁRIO