Home » Maceió » Vida Nova nas Grotas já beneficiou mais de 1.200 pessoas com ações de saúde

Vida Nova nas Grotas já beneficiou mais de 1.200 pessoas com ações de saúde

vida-nova-nas-grotasCom o Programa Vida Nova nas Grotas, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat), 1.256 pessoas já foram beneficiadas com serviços de saúde. Promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as ações levam conhecimento para prevenir doenças e possibilitam que a população tenha acesso a exames.

Durante as ações nas Grotas da Macaxeira, Senhor do Bonfim, do Canal Cinco, da 96 FM e Samambaia, adultos e crianças tiveram acesso a vacinas de hepatite A e C, doença meningocócica, penta valente, VIP, VOLP, tetra e tríplice viral. Os moradores puderam ser vacinados, ainda, contra o rotavírus, Influenza, DPT-A, DTP, D-antirrábica e HPV, no caso dos adolescentes.

Além disso, os moradores receberam 1.552 preservativos masculinos e femininos e lubrificantes, como forma de evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e danos muitas vezes irreparáveis à saúde integral das pessoas, a exemplo do vírus HIV.

De acordo com Elma Liliane de Araújo, técnica das Políticas Transversais da Sesau, as ações que vêm acontecendo são de extrema importância pois os moradores podem ter acesso a palestras sobre saúde bucal, ISTs, além de diversos tipos de vacinas. Com isso, a Sesau atua para prevenir uma série de doenças, facilitando o acesso da população às políticas públicas de saúde.

“A ideia é fortalecer o processo de prevenção e conscientização da população para a adoção de uma atitude de responsabilidade com a própria saúde. Por isso, o Vida Nova nas Grotas leva as ações de promoção e prevenção para próximo da população, principalmente a mais carente”, ressaltou Elma Liliane de Araújo.

Vida Nova nas Grotas

Os serviços de saúde fazem parte do conjunto de ações propostas dentro do Vida Nova nas Grotas. Em julho deste ano, a ONU Habitat oficializou a parceria com o Governo de Alagoas a fim de expandir a promoção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e econômico das comunidades das grotas de Maceió.

As ações e projetos do programa Vida Nova nas Grotas serão orientadas a partir das informações socioeconômicas reunidas pelo portal Alagoas em Dados e Informações, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), também responsável pelo georreferenciamento das grotas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO