Com a Palavra

Dep. Luiz Dantas: O Legislativo e a identidade alagoana

Vivemos um momento de grande importância histórica. A hora é propícia para revisitar a nossa trajetória, rememorar os grandes acontecimentos que marcaram Alagoas, e refletir sobre o que foi construído ao longo dos tempos. ...

Vivemos um momento de grande importância histórica. A hora é propícia para revisitar a nossa trajetória, rememorar os grandes acontecimentos que marcaram Alagoas, e refletir sobre o que foi construído ao longo dos tempos. Daquela Alagoas que se emancipou de Pernambuco, ainda na época do Império e da escravatura, até os dias atuais.

Ao celebrarmos o bicentenário da nossa terra, descortina-se uma série de oportunidades de resgate da nossa história, de onde vimos e para onde desejamos ir. Estamos tratando de identidade, de alagoanidade e de autoestima. É importante mobilizar a população em torno desses valores, no sentido da construção do Estado que desejamos.

Observando o histórico do Parlamento alagoano, facilmente vamos verificar que ele sempre esteve no centro das grandes decisões. Seu colegiado abrigou vultos históricos que são referenciados até internacionalmente, desde a antiga Assembleia Provincial, cuja instalação ocorreu em outubro de 1834, em pleno regime monárquico.

Se a identidade alagoana já vinha sendo constituída há muito mais tempo, dos Caetés à saga libertária de Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga, devo destaco aqui a contribuição de deputados, como o alagoano Tavares Bastos, patrono do nosso Legislativo. Em pleno regime escravocrata, ele defendeu a abolição e a descentralização do poder no Brasil. A trajetória do nosso Parlamento se fez no sítio histórico em que se convencionou chamar de marco zero de Maceió.

Há sessenta anos, o Parlamento viveu momento trágico, com derramamento de sangue em plenário. Depois, os acontecimentos de 17 de julho de 1997 em sua porta. O fato é que o Poder Legislativo faz parte do cotidiano do cidadão, é indispensável à democracia e reflete a correlação de forças estabelecida pela própria sociedade.

Temos procurado avançar na gestão, com transparência e participação popular. Nunca se realizou tantas audiências públicas como nos últimos tempos. Quando os deputados estaduais foram chamados a responder aos desafios impostos pela crise nacional, as matérias necessárias ao ajuste fiscal receberam aprovação em tempo hábil.

Aproveito para ressaltar a conquista e consolidação da TV Assembleia, que também aniversariou, completando dez anos no dia da nossa Emancipação. Ela é um instrumento a serviço da cidadania que muito nos orgulha. Por fim, transmito meu sentimento de otimismo, de fé num amanhã mais feliz, e que as novas gerações de alagoanos avancem na construção de um Estado cada vez melhor de se viver.

| LUIZ DANTAS – Deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas

DEIXE SEU COMENTÁRIO