Search
Close this search box.
Search

Verão 2024 no Brasil: Expectativas e Impactos do Fenômeno El Niño

Com início nesta sexta-feira, verão será atípico devido ao El Niño, afetando chuvas e temperaturas em várias regiões do país.
calor
Imagem: Fenômeno El Niño afeta as condições climáticas no início do verão brasileiro, impactando chuvas e temperaturas em diferentes regiões do país.

O verão no Brasil inicia nesta sexta-feira (22) sob a influência do fenômeno El Niño, que promete trazer mudanças nas condições climáticas. Este verão não será usual devido ao impacto do El Niño, que já causou altas históricas de temperatura em 2023. Segundo o Climatempo, o país enfrentará variações nas chuvas, com redução no Norte e aumento no Sul, além de mudanças na distribuição de chuvas no Centro-Oeste e Sudeste.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou recordes na temperatura média por cinco meses consecutivos em 2023, com setembro destacando-se pela maior diferença em relação à média histórica desde 1961. O El Niño contribuiu para ondas de calor extremo no país, somando-se a fatores como o aumento global da temperatura devido às emissões de gases do efeito estufa.

O ano de 2024 não deve trazer alívio para quem enfrentou o calor intenso recentemente. Com o El Niño, espera-se um clima mais seco até abril, com chuvas abaixo da média no Norte e Nordeste, agravando o calor em várias regiões do Brasil. Apesar das previsões, a identificação precisa de períodos de calor mais intenso nos próximos meses permanece desafiadora devido à natureza dinâmica das ondas de calor.

MaceióBrasil