O Girafa Comércio Eletrônico, que atua no setor de e-commerce, está comemorando, neste mês de outubro, 16 anos de atividades. Especializada em tecnologia, a empresa comercializa uma gama de produtos, que abrange diversas categorias, com foco em eletrônicos, telefonia, eletrodomésticos, informática, eletroportáteis, saúde e beleza.
Após o boom do setor digital de vendas, o grupo aumentou o investimento na experiência do usuário no site, desde a logística, atendimento, tecnologia até o conteúdo da plataforma e a criação de ferramentas exclusivas.
Nesse contexto, foi criado o “Ajuda do Especialista”, um quiz simples para as principais linhas de produto onde o cliente responde poucas perguntas e recebe sugestões dos produtos mais adequados a ele. Outra inovação é o “Girafa Explica”, botão nos filtros para explicar o que aquele atributo significa, visando ajudar a escolha de compra.
Houve também uma revisão das páginas de produto para que as informações estivessem mais completas com o objetivo de facilitar a decisão final do usuário. E por fim, outra funcionalidade do Girafa presente nessa etapa da jornada é o “Deu Match!”, com os principais tópicos do produto para ajudar ainda mais os clientes a comprarem os produtos certos. Nesse sentido, a empresa assina com o slogan “Tech it easy”.
Segundo o diretor de TI do Girafa Comércio Eletrônico, Hélio Diniz, o Girafa está sempre buscando facilitações tecnológicas e, recentemente, adicionou o pagamento no formato PIX. Também foram aplicadas algumas mudanças da legislação como, por exemplo, a emissão de nota fiscal eletrônica e outras regras fiscais que sempre estão a surgir ou a serem alteradas.
“Durante estes 16 anos tivemos, sem dúvidas, vários desafios. O maior deles, além da qualidade, é a adaptabilidade às mudanças no cenário onde nos encontramos,” disse o diretor de TI, acrescentando que um dos objetivos principais do setor de tecnologia é atender a todas estas demandas, permitir ao negócio se adaptar e alcançar oportunidades que surgem e que permitam sempre à empresa crescer.
Segundo o CEO do Girafa Comércio Eletrônico, Marcelo Volpe, desde o início, o consumidor está no centro das decisões estratégicas da empresa. “Por exemplo, a experiência de navegação no site precisa ser levada em consideração como ponto fundamental para facilitar a compra. Além disso, o acesso a pessoas da empresa na hora que o cliente precisa também é importante”, pontua Volpe. Ele acrescenta que, por isso, o Girafa tem uma equipe de especialistas interna, ao contrário do movimento de terceirização do mercado.
“O nosso grande desafio sempre foi gerar um valor além do que os grandes players podem oferecer. Seja na curadoria de produtos, no atendimento (o nosso é próprio), na jornada de compra do site, na entrega ou em qualquer ponto de contato conosco”, ressalta.
Pensando em estratégias para fidelização dos clientes, a organização atua com o programa de Cashback. “Todo produto gera cashback para ser usado em novas compras, e o cliente pode optar por transferir para outra pessoa e ainda acumular mais cashback em novos consumos, e até mesmo indicando um amigo que nunca comprou no site”, explica o CEO.
Um comércio que cresce na web
Conforme os dados fornecidos pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio), o setor de comércio eletrônico registrou um crescimento em 2022 em comparação com o ano anterior, atingindo um aumento de 20%. As transações on-line totalizaram R$ 187 bilhões no último ano, em contraste com os R$ 155 bilhões de 2021.
Dessas transações, destaca-se que a maior parte, equivalente a R$ 123 bilhões, representando 65% do total, ocorreu em operações entre diferentes estados, ou seja, transações interestaduais. Enquanto isso, as compras dentro do mesmo estado de origem somaram R$ 64 bilhões, correspondendo a 35% do montante total das compras online de 2022.
Para saber mais, basta acessar: https://www.girafa.com.br/