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Desigualdade social prejudica educação humanizada

Para pedagogo, a educação humanizada também pode contribuir no avanço da educação através de um ambiente mais saudável
Desigualdade social prejudica educação humanizada
Desigualdade social prejudica educação humanizada
Imagem: Desigualdade social prejudica educação humanizada
Desigualdade social prejudica educação humanizada

Educação infantil tem seu crescimento evidenciado nos últimos anos. De acordo com dados do Censo Escolar 2022, houve um aumento de 6,4% na oferta de creches em relação a 2021. Já o investimento em materiais socioculturais e pedagógicos para o desenvolvimento de atividades escolares revela desigualdades consideráveis.

A rede pública de ensino infantil municipal apresenta que 62,9% possuem brinquedos para educação infantil, 78,7% jogos educativos e 30,2% materiais para atividades culturais e artísticas, enquanto a rede privada apresenta 92,2%, 89,9% e 63,8%, respectivamente. Sem uma equivalência entre infraestrutura pública e privada, abre-se o espaço para disparidades na formação básica educacional que podem prejudicar a aplicação do que profissionais classificam como “educação humanizada”.

A diretora pedagoga da Escola de Educação Infantil Universo, Inauri Lima destaca a importância de investir em infraestrutura para que seja possível estabelecer vínculos afetivos e respeitosos entre educadores, crianças e famílias, bem como dar espaço para que as crianças se expressem, ouvindo suas opiniões, ideias e sentimentos, e levando-os em consideração no planejamento das atividades. “É necessário buscar conectar o conteúdo curricular à realidade e aos interesses das crianças, tornando o aprendizado mais relevante e envolvente, proporcionando ambientes estimulantes, com materiais diversificados e oportunidades para que as crianças explorem, experimentem e criem”, salienta.

Lima complementa que outras formas das instituições praticarem a educação humanizada, justamente com os psicólogos e pedagogos disponíveis, no dia a dia, são ensinando estratégias de comunicação não violenta e mediação, incentivando a cooperação e o diálogo na resolução de problemas, além de valorizar e respeitar as diferenças individuais, promovendo a igualdade de oportunidades e a convivência harmoniosa entre todas as crianças.

Educação Humanizada 

A educação humanizada em um estabelecimento escolar infantil consiste em colocar o desenvolvimento integral da criança no centro do processo educativo. Isso envolve respeitar as individualidades, promover a participação ativa, estimular o pensamento crítico, valorizar a afetividade e a empatia, além de criar um ambiente seguro e acolhedor. O objetivo é formar crianças autônomas, criativas e socialmente responsáveis, que possam se desenvolver plenamente em todos os aspectos de suas vidas.

Segundo o diretor da Escola Universo, Stefano Parziale, algumas das principais práticas de educação humanizada em uma escola de educação infantil incluem a valorização das relações interpessoais, a escuta ativa, a aprendizagem significativa, espaços de liberdade e criatividade, resolução pacífica de conflitos, além de inclusão e diversidade.

No âmbito legal, o projeto de lei 3.942/2019 estava buscando resguardar, de forma legal, a liberdade de expressão, opinião e pensamento no âmbito escolar através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 

“No dia a dia, uma escola de educação infantil pode praticar essa abordagem por meio de atividades que estimulem a expressão artística, o diálogo, a resolução de problemas, a cooperação em grupo e o cuidado com o ambiente. Os educadores podem adotar uma postura acolhedora e atenta às necessidades individuais de cada criança, promovendo momentos de escuta e interação. Além disso, é importante envolver as famílias”, ressalta.

MaceióBrasil