Search
Close this search box.
Search

Estudo revela consolidação do podcast no mercado midiático

Pesquisa foi realizada pelo Comunique-se em parceria com a Agência de Notícias Dino. Podcasts direcionados para assuntos específicos ganham cada vez mais espaço
Estudo revela consolidação do podcast no mercado midiático
Estudo revela consolidação do podcast no mercado midiático
Imagem: Estudo revela consolidação do podcast no mercado midiático
Estudo revela consolidação do podcast no mercado midiático

O podcast é um formato em ascensão que conquistou cada vez mais espaço junto ao público nos últimos anos, graças à sua versatilidade e capacidade de oferecer conteúdo sob demanda. Com seu formato flexível e diversificado, tem se tornado uma forma popular de entretenimento, informação e comunicação para milhões de ouvintes e espectadores em todo o mundo.

No Brasil, não é diferente, e um estudo recente realizado pelo Comunique-se em parceria com a Agência de Notícias Dino revelou detalhes sobre o mercado de podcasts no país. A pesquisa intitulada “O Mercado de Podcasts no Brasil” foi realizada com o intuito de compreender o impacto desse canal de comunicação em constante evolução.

Em sua primeira edição, realizada em 2022, o estudo abrangeu uma ampla amostra de 1100 participantes, incluindo ouvintes e espectadores regulares de podcasts, produtores e apresentadores do formato. O objetivo era investigar os hábitos e preferências dos brasileiros em relação aos podcasts, além de analisar o panorama atual do mercado.

O download da íntegra da pesquisa pode ser realizado clicando aqui.

Esporte S.A.

Seguindo a tendência de crescimento, a pesquisa revelou o surgimento de podcasts temáticos e nichados, abordando uma variedade de assuntos e interesses específicos.

Um exemplo é o surgimento do podcast “Esporte S.A”, criado pelo Grupo Comunicarte e que será apresentado pelo jornalista Marcelo Hespaña. Com o objetivo de mostrar histórias inspiradoras de personalidades do esporte que também tiveram sucesso na gestão e negócios do setor, o podcast tem a projeção de levar informação aos interessados pelo esporte e empreendedorismo.

“Nossa meta é que o Esporte S/A não seja somente mais um podcast, mas que se torne uma referência no que diz respeito ao sucesso dentro e fora das quadras, pistas e campos, no âmbito esportivo e empresarial”, afirma Hespaña, que possui 25 anos de experiência como repórter em grandes emissoras de televisão onde participou de programas da Rede Globo, como o Jornal Nacional, Globo Repórter e Esporte Espetacular, além de coberturas para os canais SporTV.

No episódio de estreia do podcast “Esporte S.A”, Marcelo Hespaña recebe um convidado de destaque: Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Não poderíamos começar melhor. O presidente Reinaldo Carneiro Bastos tem muito a contar sobre sua experiência como gestor de clubes e também no comando de uma das mais importantes entidades do futebol que é a Federação Paulista”, enfatiza Hespaña.

O podcast “Esporte S.A” estreia no próximo domingo, dia 9, e estará disponível no YouTube.

Mais informações, acesse o perfil oficial no Instagram do podcast: @podesportesa .

MaceióBrasil