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Mercado imobiliário aposta em tecnologias para navegação dos projetos em 3D

Ferramentas contam com óculos de realidade virtual, inteligência artificial, e navegação imersiva 3D são algumas das tecnologias apresentadas.
Mercado imobiliário aposta em tecnologias para navegação dos projetos em 3D
Mercado imobiliário aposta em tecnologias para navegação dos projetos em 3D
Imagem: Mercado imobiliário aposta em tecnologias para navegação dos projetos em 3D
Mercado imobiliário aposta em tecnologias para navegação dos projetos em 3D

As tecnologias imersivas têm sido cada vez mais utilizadas no mercado imobiliário para atrair investidores ou o público final e impulsionar a comercialização de imóveis. Ferramentas para navegação dos projetos em 3D, como óculos de realidade virtual, inteligência artificial, e navegação imersiva, são algumas das tecnologias apresentadas pelas incorporadoras. As soluções interativas contribuem para os clientes conhecerem o projeto com mais profundidade.

Apesar dos avanços significativos no uso tecnologia pelas incorporadoras, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Segundo pesquisa “Termômetro do setor – Construção Civil”, realizado pela Falconi, consultoria de gestão empresarial e de pessoas, somente 15% das companhias utilizam inteligência artificial. A realidade virtual está em apenas 13% das 144 construtoras e incorporadoras que responderam ao levantamento. Além disso, só 3% das empresas utilizam soluções IoT (internet das coisas) e Blockchain.

Na Vitacon, incorporadora com 14 anos de atuação no mercado e mais de 100 projetos desenvolvidos em São Paulo, o desenvolvimento de tecnologias imersivas, visuais e interativas é realizado pela Vitatech, grupo multidisciplinar de tecnologia e inovação criado pela incorporadora para oferecer soluções completas para a experiências dos clientes.

Dentre as ferramentas desenvolvidas pela área está a Vitacon Explorer, que permite a navegação do usuário por completo do projeto em 3D. Num dos espaços conceito da empresa, ela é projetada em painel de LED de 10m², permitindo uma experiência imersiva. Ainda compõem a jornada de navegação da tecnologia:  maquete virtual 3D, projeção da incidência solar nos ambientes, geolocalização usando o Google Maps (mapa da região em 3D), imersão no projeto (áreas comuns e apartamentos) 3D, entre outras funcionalidades

Além da Vitacon Explorer, outras ferramentas imersivas e interativas são a Vitacon Tour, um tour aéreo com vista 360º dos andares; Vitacon VR Experience, óculos de realidade virtual que permite a visualização de ambientes decorados em 3D e projetados no painel de LED (exclusivo para os clientes visitante dos espaços nas Ruas Frei Caneca e Oscar Freire), proporcionando uma experiência imersiva; e a Vitacon Interative, uma ferramenta touch com acesso a todos os materiais do portfólio da empresa, incluindo plantas, informações técnicas e vídeos.

“A Vitacon tem a tecnologia e inovação em seu DNA, não apenas na concepção e criação dos projetos, mas também no atendimento aos clientes e executivos de vendas. O objetivo é proporcionar a esse público experiências imersivas e muito próximas da realidade, proporcionando uma visão 360º dos nossos projetos e seus diferenciais”, explica o diretor de Marketing e Comunicação da Vitacon, Bruno Nuciatelli. 

As ferramentas de tecnologia e imersão desenvolvidas pela incorporadora estão à disposição dos clientes e executivos de venda na loja conceito da Vitacon, localizada na rua Frei Caneca, 645.

Smart Chat

Além das tecnologias imersivas e interativas, a incorporadora lançou em outubro a Vitacon Smart Chat, ferramenta de inteligência artificial para atendimento ao cliente. O chatbot foi desenvolvido pela Housi, com o intuito de facilitar o dia a dia das incorporadoras, agilizando a captação de informações dos empreendimentos. 

O principal objetivo da Vitacon Smart Chat é tirar todas as dúvidas do cliente sobre as características básicas do empreendimento, incluindo desde detalhes das plantas e as áreas comuns presentes no prédio, até informações da região e projeções sobre a rentabilidade do imóvel. O uso da inteligência artificial otimiza o atendimento ao cliente e dos executivos de vendas.

MaceióBrasil