As mudanças provocadas pela pandemia levaram muitos profissionais a reverem suas carreiras e a vislumbrarem novos horizontes. Uma pesquisa realizada com profissionais brasileiros de diversos setores apontou que 91% mudaram o propósito de vida durante a pandemia.
Outro dado relevante é que mais da metade (53%) perdeu o interesse pela atividade que desempenhava antes do isolamento. O levantamento foi feito pela consultoria de RH EDC Group. Em meio a tantas transformações, uma opção passou a ser a área de Consultoria Visagista de Imagem.
“O profissional que presta consultoria em Visagismo ajuda nesta transição porque consegue trazer à tona esta mudança almejada pela pessoa”, esclarece Robson Trindade, mestre e doutor em Visagismo. “A imagem que passamos reflete diretamente no nosso sucesso pessoal e profissional”, acrescenta. E para quem está em um momento de transição, migrar para o Visagismo é uma possibilidade a ser considerada. O campo de atuação pode render muitos frutos.
O consultor visagista é o profissional capaz de entender detalhes dos traços pessoais e emocionais do cliente, e traçar um estilo ideal personalizado, harmônico e único. “Isto é possível porque o profissional aprende a conduzir uma conversa franca e totalmente direcionada com o cliente”, argumenta Trindade.
Desde 2007, são ministrados cursos de graduação e pós-graduação para pessoas interessadas em se especializar no assunto. Engana-se quem pensa que tem que ser profissional de beleza para migrar para o setor.
“A técnica permite ressaltar o que a pessoa tem de melhor por dentro e por fora, além de minimizar aqueles pontos que para a cliente são considerados frágeis, sejam físicos ou comportamentais”, conta Trindade.
A ideia central do Visagismo é criar uma imagem personalizada e única, baseando-se nas características físicas e comportamentais de cada um. Trindade explica que para o profissional conseguir harmonizar a imagem da cliente é preciso ter formação, conhecimento bem fundamentado e sensibilidade para entender e ouvir o que ela tem a dizer. “É possível aguçar a percepção com o conhecimento e assim aplicar as técnicas da maneira mais adequada”, conclui.
As técnicas de Visagismo podem ser aplicadas na maneira de se vestir, no corte de cabelo, no tom e estilo de maquiagem, modelo de óculos, acessórios e tudo mais que envolva imagem.