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Mercado de beleza passa por momento inédito de busca por profissionalização

Aquecimento do mercado de beleza demanda profissionais ainda mais especializados. Capacitação que se iniciou com cursos técnicos, evoluiu para graduação e MBA
Mercado de beleza passa por momento inédito de busca por profissionalização
Mercado de beleza passa por momento inédito de busca por profissionalização
Imagem: Mercado de beleza passa por momento inédito de busca por profissionalização
Mercado de beleza passa por momento inédito de busca por profissionalização

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. De acordo com a pesquisa realizada pelo Euromonitor International, o país está atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. O levantamento aponta também que o setor atingiu a marca de 29,62 bilhões de dólares em 2019 e segue em alta.

Dados do Ministério da Economia e da Secretaria de Comércio Exterior indicam que o Brasil se destaca no número de lançamentos no segmento de beleza, com exportações para 174 países. Uma previsão da Goldstein Research aponta uma taxa composta anual de crescimento de 4,76% neste mercado até 2030.

Para atender a demanda cada vez maior, e acompanhar as exigências das clientes, empresas e profissionais buscam capacitação. A oferta de cursos do setor de beleza mudou. “Antes aprendia-se muito por repetição. O profissional de beleza não tinha o hábito do estudo”, afirma Robson Trindade, mestre e doutorando em Visagismo – PUC/SP TIDD.

Com participação ativa na implantação de cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras, Robson conta que percebeu a necessidade de aprimorar a educação no setor de beleza. “Notamos que investidores conhecem o mercado de beleza, mas não sabem como é fazer a gestão de um negócio. E que profissionais de beleza precisam de conhecimentos e formação em visagismo para entregar resultados desejados.”

Foi a partir desta constatação que Trindade decidiu se dedicar a estudar a grade de estudos ideal para atender integralmente o profissional do setor. O professor conta que o programa está estruturado a partir de três grandes eixos temáticos: gestão de negócios, de projetos e da imagem. “Os três eixos podem ser aplicados na imagem pessoal, empresarial, midiática e na criação de personagens”, explica.

Trindade reforça a necessidade do profissional de beleza se dedicar ao estudo científico do visagismo. “Só com conhecimento aprofundado é possível ler e interpretar o desejo de seus clientes. E assim, oferecer uma conexão direta entre essência, individualidade e exclusividade pela imagem.”

Entusiasta do aprimoramento profissional constante, Trindade descreve a educação como o grande desenvolvimento para o mercado de beleza no Brasil para o mundo. “Acredito que a educação torna um indivíduo mais feliz e satisfeito consigo mesmo e, desta forma, apto a servir melhor as pessoas. É um empoderamento absurdamente fantástico”, conclui.

MaceióBrasil