Um apagão cibernético global está causando interrupções em diversos serviços nesta sexta-feira (19). Companhias aéreas, emissoras de TV, agências bancárias e unidades de saúde em vários países relataram problemas técnicos, principalmente em sistemas baseados no Windows. A Microsoft está investigando a situação e afirmou que alguns serviços já apresentam melhorias.
As companhias aéreas American Airlines e Delta, nos Estados Unidos, foram algumas das primeiras a relatar o apagão, solicitando uma parada global dos voos. Aeroportos na Alemanha, Holanda e Espanha também enfrentaram problemas. Na Austrália, emissoras de TV e rádio tiveram suas transmissões interrompidas, enquanto bancos na África do Sul, Nova Zelândia e a Bolsa de Londres também foram afetados.
O apagão também impactou serviços de saúde no Alasca e no Reino Unido, onde a maioria das consultas no Serviço Nacional de Saúde foram interrompidas devido ao comprometimento dos registros de pacientes. A empresa de segurança cibernética Crowdstrike informou que a interrupção está relacionada a um problema técnico em uma plataforma de software de terceiros utilizada pelas empresas afetadas.