A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, no último final de semana, uma ação educativa para combater a comercialização de cigarros eletrônicos nos bairros Salvador Lyra, Benedito Bentes e Centro. Durante a ação, equipes do órgão distribuíram panfletos informativos e forneceram orientações sobre os perigos associados ao uso desses dispositivos.
Destinada a toda a população, a campanha também teve como alvo os estabelecimentos comerciais, visando fortalecer a disseminação de informações sobre os riscos dos cigarros eletrônicos. A ação destacou a proibição determinada pela Diretoria Colegiada (RDC nº 855/2024) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que veta a fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda desses dispositivos no Brasil.
Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, enfatizou a importância da conscientização pública sobre os perigos dos cigarros eletrônicos, especialmente para os jovens. “A proibição pela Anvisa visa proteger a saúde da população. É essencial informar e conscientizar sobre os riscos à saúde, reduzindo assim os danos causados por esses dispositivos”, afirmou Santos. A iniciativa busca diminuir a utilização de cigarros eletrônicos e proteger a saúde dos cidadãos através da informação e educação.