A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), realizou ao longo desta semana diversas fiscalizações de rotina em estabelecimentos localizados na parte baixa da capital. Durante as ações, foram apreendidos 490 kg de alimentos impróprios para consumo, e na ocasião, os comerciantes com irregularidades foram autuados e poderão pagar multas que variam de R$ 180,00 a R $19 mil reais, dependendo da gravidade do caso.
Foram apreendidos 140 kg de laticínios no bairro de Jacarecica, dentre os produtos estavam queijos coalho e mussarela artesanais clandestinos, com textura e aparência fora dos padrões sanitários.
Segundo Airton Santos, coordenador da Visa, o queijo é considerado clandestino quando não possui o selo de inspeção federal, estadual ou municipal. “Se o produto não foi inspecionado pelos órgãos competentes, não podemos ter a garantia de sua qualidade, o que pode comprometer a saúde das pessoas”, explica.
Já na Ponta da Terra, os fiscais apreenderam 350 kg de carne bovina imprópria para comercialização, que se encontrava indevidamente armazenada e fora dos padrões sanitários. Os produtos foram apreendidos e o estabelecimento autuado.