A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, nesta terça-feira (14), 110 kg de produtos perecíveis e não perecíveis com prazo de validade expirado e clandestinos em mercadinhos dos bairros Clima Bom e Feitosa. A fiscalização tem como objetivo garantir a segurança alimentar da população e combater a venda de produtos fora das normas sanitárias.
Entre os alimentos apreendidos estão mortadela, queijo, biscoito, leite e farinha de trigo. De acordo com Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária, é importante observar a validade dos produtos antes de realizar a compra, evitando problemas de saúde após o consumo.
“Nosso trabalho é fiscalizar esses empreendimentos e orientar os comerciantes sobre o cumprimento das normas sanitárias. É preciso ter um olhar vigilante sobre o que fornece e o que consome também, por isso, é importante observar a data de validade desses produtos”, orienta o coordenador.
Os estabelecimentos irregulares foram autuados e responderão a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa que varia no valor de R$ 180 a R$ 19 mil, dependendo da gravidade do caso. Além disso, os alimentos apreendidos serão descartados no aterro sanitário da capital.
Para denunciar irregularidades em estabelecimentos que oferecem produtos fora das normas sanitárias e que podem causar riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato com a Visa por meio do telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
É importante lembrar que o consumo de produtos vencidos ou fora das normas sanitárias pode causar sérios problemas de saúde, como intoxicação alimentar, diarreia, vômitos, entre outros. Portanto, é fundamental que a população esteja atenta à validade e às condições de armazenamento dos produtos que consomem.