A vacinação em domicílio tem sido utilizada para ampliar o alcance da imunização do público adulto que não pode se deslocar aos pontos disponíveis na capital de Alagoas. Essa iniciativa tem sido usada como um reforço adicional na campanha de vacinação contra a Influenza e já imunizou 362 pessoas que se encontram nessa condição desde o início da ação, em 10 de abril.
O serviço é destinado a pacientes que estão acamados em casa, mas também atende pessoas que possuem significativas dificuldades de locomoção ou acessibilidade, principalmente idosos, que são considerados um público prioritário nas campanhas de vacinação. Além das doses contra a Influenza, as vacinas contra a Covid-19 (inclusive a Bivalente) e a Pneumo 23 também estão disponíveis.
Para ter acesso ao serviço, o familiar ou responsável deve enviar os dados necessários do paciente, incluindo nome completo, data de nascimento, CPF, endereço (com ponto de referência) e telefone de contato do responsável para o e-mail idososacamados@sms.maceio.al.gov.br ou ligar para (82) 3312-5589, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Após o cadastramento, a equipe do serviço entra em contato para fazer uma pré-triagem e verificar se o paciente está em condições de receber a vacina, ou seja, bem de saúde e sem sintomas gripais. Em seguida, é agendada a visita para aplicar as doses necessárias. A enfermeira Raelma Albuquerque, técnica da Gerência de Imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, explicou esse processo.
Para assegurar a imunização de sua mãe, Irene Galdino, contra doenças respiratórias, Wellington Braz da Silva tem usado esse serviço há algum tempo. Sua mãe, que tem 81 anos e está acamada, foi vacinada recentemente contra a Covid-19 com a aplicação da vacina Bivalente. Agora, ele aguarda o prazo correto para que ela seja imunizada contra a Influenza.
A campanha de vacinação contra a Influenza é coordenada pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir o contágio, as complicações, as internações e a mortalidade decorrente da infecção na população-alvo da vacinação. A nova dose, chamada de trivalente, visa garantir a proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, proporcionando efetividade contra as novas cepas do vírus da Influenza. A campanha será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 31 de maio.