A campanha de vacinação antirrábica em Maceió vai ser realizada em dois sábados neste ano, nos dias 2 e 9 de abril, dividida por bairros. O objetivo é imunizar cães e gatos contra a raiva, doença transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal.
Realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a campanha deve aplicar, em média, 100 mil doses do imunizante. Na zona rural da cidade, a vacinação acontece nos dias 4 e 8 de abril.
“Serão quase 140 pontos de vacinação espalhados em toda a cidade para dar uma maior comodidade aos maceioenses. A expectativa é vacinarmos 115 mil animais durante a campanha”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Edlúcio Donato.
A vacinação vai acontecer nas unidades públicas de saúde, das 7h às 17h, de acordo com cada distrito sanitário. No dia 2, serão contemplados os 1º, 2º, 3º, 4º e 8º Distritos Sanitários. No dia 9 de abril, é a vez dos 5º, 6º e 7º Distritos Sanitários.
Não é necessário levar documentos para vacinar os cães e gatos. Basta comparecer a um dos pontos de vacinação levando o animal na guia ou na caixa de transporte. Ao chegar no local, a orientação é que o tutor contenha o animal para ser vacinado.
“A vacina antirrábica é a ferramenta mais eficaz e importante para combater a raiva. A raiva é uma doença que não tem cura e, além de acometer cães e gatos, é transmissível para seres humanos. Então, é muito importante que a população leve os animais para serem vacinados contra a raiva”, afirmou o coordenador da UVZ, Marcos Vasconcelos.
O Município lembra que não podem ser vacinados os animais com prenhez avançada, debilitados, com problemas de pele severa ou clinicamente comprometidos, além de filhotes com menos de 4 meses.
Como a raiva é transmitida
A transmissão da doença ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.
Uma vez infectado, o paciente tem o sistema nervoso central afetado, podendo até morrer.