A partir desta segunda-feira (15), a vacinação contra a Influenza será ampliada em Maceió, abrangendo toda a população a partir dos seis meses de idade. A determinação segue as diretrizes do Ministério da Saúde, visando reduzir os contágios, complicações, internações e mortalidade decorrentes da infecção pelo vírus.
Segundo a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as únicas contraindicações para receber a vacina são aquelas pessoas que tiveram reação severa (anafilática) em campanhas anteriores.
A vacina trivalente deste ano é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, sendo constantemente atualizada para garantir proteção contra as novas cepas do vírus. É importante ressaltar que pessoas que já fazem parte do público-alvo, como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, professores, entre outros, devem comparecer aos serviços de saúde, pois estão mais vulneráveis ao vírus em comparação ao restante da população.
Não é mais necessário comprovar pertencimento a algum grupo específico. As pessoas devem comparecer a um dos locais de vacinação portando apenas documento de identificação e cartão de vacinação.
Em situações de doenças febris agudas, moderadas ou graves, bem como em casos confirmados de Covid-19, é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro.
A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió durante o dia, além das 15 Unidades que funcionam com o Corujão da Saúde. Também é possível encontrar a vacina nos pontos fixos, como Maceió Shopping, Pátio Shopping, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas, e Brota na Grota.
Para o cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para agendar a visita da equipe de vacinação em domicílio, através do telefone (82) 3312-5589 ou do e-mail idososacamados@sms.maceio.al.gov.br.