Profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Benedito Bentes e do Trapiche da Barra, administradas pelo Município, participaram nesta terça-feira (29) de um workshop sobre o Projeto Lean nas UPAs, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que visa otimizar os fluxos de trabalho e tornar os atendimentos mais humanizados nesses locais. A capacitação ocorreu no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Poço.
A gerente da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Maceió, Aline Mota, afirma que a capacitação vai trazer muitos benefícios aos usuários atendidos pelo serviço.
“A gente sabe que a população muitas vezes fica aguardando atendimento e com a aplicação da metodologia Lean, vamos ter uma redução nessa espera, pois será implantada uma logística entre os profissionais, que saberão imediatamente como remanejar esses pacientes e para onde direcioná-los, reduzindo essa espera por atendimento”, informa a gerente.
O coordenador do Projeto Lean na Universidade Federal Fluminense (UFF), Robson Calado, explica como funciona a metodologia e os principais benefícios que ela traz para os serviços de saúde.
“Nós estamos no segundo ciclo do projeto e já aplicamos em mais de 100 UPAs e hospitais públicos pelo Brasil, buscando justamente otimizar o fluxo de atendimentos, tendo como principais benefícios reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes no serviço”, explica o coordenador.
Robson Calado pontua, ainda, que o método Lean Healthcare consiste numa abordagem baseada no Sistema Toyota de Produção, que foca no aumento da produtividade, organiza processos e reduz desperdícios.
“Para isso, a gente realiza tutorias e acompanhamentos durante seis meses com esses profissionais e acompanha os indicadores por mais seis meses. O projeto tem duração de um ano e com o monitoramento de uma equipe de melhoria em cada UPA, buscamos fazer um ensino continuado, capacitando e formando facilitadores que possam multiplicar esses conhecimentos”, completa Robson.
Para o diretor-geral da UPA Benedito Bentes, Douglas Teixeira, o projeto norteia a gestão dos processos e o monitoramento dos resultados.
“É um projeto desafiador, pois a Unidade de Pronto Atendimento é um lugar que vivencia melhorias contínuas. Posso afirmar que o Workshop nos traz um norte para que possamos desenvolver atividades e seguirmos as cadeias com a metodologia de fluxo, para que possamos, junto à equipe multidisciplinar, pactuar melhores resultados, valorizando os recursos aplicados em transição com monitoramento de indicadores e implantações de técnicas inovadoras”, destaca o diretor.
Já para a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Walma Marinho, o workshop oferece ferramentas para o aperfeicoçamento do atendimento na UPA.
“O Workshop Projeto Lean na UPA vem nos capacitar no conhecimento de ferramentas e estratégias de melhoria operacional para a adequação dos fluxos das unidades, auxiliando nas mudanças e melhorias de fluxos de pacientes, focando na redução do tempo de espera extra, ou seja, aqueles em que o paciente não está em efetivo atendimento, mas em espera para atendimento. É um poderoso aliado no processo necessário para a conquista da excelência no atendimento da UPA”, conta a diretora.
A médica do Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis) do Município, Marta Oliveira, responsável pela regulação de leitos, participou do workshop e destaca a importância do momento para a melhoria dos serviços de saúde para a população.
“Atualmente trabalhamos com um quadro de superlotação no atendimento das UPAs de Maceió e essa metodologia traz organização dos processos dentro do serviço, beneficiando diretamente os pacientes. Então estamos aqui para contribuir para que todos os indicadores e metodologias de acompanhamento diário sejam implantados e que alcancemos o resultado esperado”, pontua a médica.
Indicadores
Em 2020, no primeiro ciclo do Projeto Lean na UPA, foi registrada uma redução de 39% no tempo médio de permanência de pacientes nessas unidades. Neste ciclo, 50 UPAs e 90 hospitais de todo o país contavam com o sistema.
Já no segundo ciclo, mais de 100 UPAs passam a contar com a metodologia, que além de capacitar os profissionais envolvidos nos atendimentos, permite a identificação de dificuldades para converter em ações de melhorias. Os resultados obtidos incluem redução no desperdício, maior segurança e capacidade de atendimento, otimizar o tempo de espera e de permanência, bem como melhorar a experiência do paciente.