Referência na assistência humanizada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaraguá, em Maceió, registrou 44.644 atendimentos no primeiro ano de funcionamento. Inaugurado no dia 8 de novembro do ano passado, o equipamento de saúde contabilizou 20.224 atendimentos clínicos, 2.793 pediátricos, 1.056 ortopédicos, 224 odontológicos e 20.347 atendimentos de síndromes gripais.
Classificada como tipo III e gerenciada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a UPA de Jaraguá atende os moradores do 1º Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras. A UPA de Jaraguá funciona 24 horas por dia e atende a casos de urgência e emergência, como hipertensão, febres altas, fraturas, cortes, derrame e infarto.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a UPA de Jaraguá é um exemplo de resolutividade na saúde pública. “Prestando atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade, as UPAs asseguram assistência pré-hospitalar, deixando para os hospitais, como o HGE [Hospital Geral do Estado], apenas o atendimento de casos graves, como os traumas, por exemplo”, salientou.