O movimento turístico em Alagoas continua em ascensão, e somente neste mês, mais de mil voos estão programados para serem operados no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Considerando também o fluxo de dezembro, o saldo de pousos e decolagens ultrapassará dois mil voos, envolvendo diversas companhias aéreas.
De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), que analisa os dados fornecidos pela empresa responsável pela administração do aeroporto estadual, o fluxo de voos em janeiro representa um aumento de 15,4% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Já em dezembro de 2023, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 19,90% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A previsão de que mais de 1 milhão de turistas passem pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, entre dezembro de 2023 e março de 2024, parece se concretizar, conforme destaca a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga. “Todo esse fluxo turístico deve injetar cerca de R$ 2 bilhões na economia estadual durante esta que deve ser a maior alta temporada da história. Este desempenho positivo é também uma boa notícia para nossos cidadãos, já que este setor gera cada vez mais emprego e renda aos nossos cidadãos”, ressaltou Braga.
Em julho do ano passado, uma obra foi concluída para ampliar em 70% a capacidade de operações do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Este setor em expansão já conta com mais de 45 mil leitos em diversos empreendimentos hoteleiros em Alagoas, segundo a Setur. Adicionalmente, 16 novos empreendimentos estão em construção do Litoral ao Sertão, prevendo a adição de mais quatro mil leitos até 2025 no estado.
Além do aeroporto da capital, outro importante ponto de entrada de visitantes é a Rodoviária de Maceió, que, de acordo com dados da Setur, registrou o maior fluxo dos últimos quatro anos. Ao longo de 2023, mais de 1 milhão de pessoas embarcaram e desembarcaram na rodoviária da cidade.
A temporada de cruzeiros em Alagoas também promete ser a maior da história, com 10 navios realizando 27 paradas no porto da capital alagoana. Este aumento representa 97% a mais na oferta de leitos em comparação à temporada anterior. Nos navios que operam em trajetos nacionais e internacionais, o aumento foi de 42% no número de embarcações e 40% nas paradas no estado.
Conforme a estimativa da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia), espera-se que cerca de R$ 80 milhões sejam injetados na economia do estado com o fluxo de turistas durante esta temporada.