Muito além de desordenar o crescimento das células do corpo, o câncer muda a perspectiva que o indivíduo tem sobre sua vida. O atendimento humanizado funciona como auxiliar no tratamento desses pacientes. Na Santa Casa de Maceió, a prática é reforçada entre o corpo clínico e assistencial do hospital, que mantém um olhar ampliado sobre quem está doente, e não apenas no combate à patologia.
“Muitas vezes nos atentamos para o tratamento técnico, mas o mais importante em um paciente que está doente é a visão holística, com empatia. Isso faz toda a diferença, pois reforça as relações humanas, passa confiança e diminui o estresse ligado ao diagnóstico”, disse Dra Myra Leão, cirurgiã oncológica do corpo clínico da SCMM e preceptora da Residência Médica de Cirurgia Oncológica, com área de atuação na Oncoginecologia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o impacto do câncer pelo mundo mais que dobrou em 30 anos, com estimativa para o ano de 2030 de 27 milhões de casos incidentes, 17 milhões de óbitos em decorrência da doença e 75 milhões de pessoas vivas com a neoplasia (câncer).
Entre os pacientes atendidos pelo Serviço de Oncologia da Santa Casa de Maceió estão os provenientes do SUS. São entre 20 a 30 atendimentos diários, realizados com o auxílio dos residentes médicos, além de 70 a 80 cirurgias registradas mensalmente.
De acordo com a Dra Myra Leão, a demanda de pacientes com neoplasias tem aumentado de forma significativa, e o número de pacientes mais jovens chama a atenção.
“São pacientes com doenças ginecológicas como câncer de ovário, colo de útero, endométrio, e de mama, algumas delas com a possibilidade de rastreio, que estão sendo descobertas já em fase avançada. Em alguns casos podemos proporcionar a cura com cirurgia, quimioterapia, e radioterapia; já em outros casos só é possível dar mais qualidade de vida ao paciente”, destaca a especialista.
O atendimento humanizado começa no acesso aos exames para descobrir o diagnóstico do câncer. Em Maceió, desde o início de setembro, quem recorria ao Cora agora deve acessar o Pronto!, nova ferramenta criada para tornar a marcação de consultas e exames complementares mais acessível aos usuários do SUS.
“O profissional da área de saúde, em especial os que atuam no campo de tratamento oncológico, onde o tempo é algo muito precioso, deve se atentar ás fragilidades do paciente. São muitas as fases que ele vive após descobrir a doença, e ouvi-lo pode ser tão terapêutico quanto um medicamento. É nessa hora que é possível identificar, por exemplo, se ele sabe como e onde realizar os exames necessários para seu tratamento”, finaliza Dra Myra Leão.