O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) anunciou mudanças no transporte público que atende a parte alta de Maceió, com início no próximo sábado (29). As alterações incluem a criação da linha 301, ajustes no itinerário da linha 720 e a suspensão da linha 711, com o objetivo de otimizar o serviço e melhorar o atendimento aos estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
A nova linha 301 – Village Campestre II/Chã da Jaqueira (via UFAL e Colina) fará viagens diárias, saindo do Village Campestre, passando pela Av. Paulo Holanda e acessando o campus da UFAL pelo portão lateral. O itinerário seguirá pelos bairros Clima Bom, Colina e Chã da Jaqueira, com retorno pelo mesmo trajeto. Os usuários poderão integrar com as linhas 714 – Rio Novo/Ponta Verde e 723 – Rosane Collor/Ponta Verde.
Além disso, a linha 720 – Denisson Menezes/Ponta Verde (via Tabuleiro/Farol) terá seu itinerário modificado para incluir acesso ao campus da UFAL nos dias úteis, das 6h às 22h30. Aos finais de semana e quando os portões estiverem fechados, a linha seguirá pela Av. Paulo Holanda, como ocorre atualmente.
Com a nova estruturação, a linha 711 – UFAL/Ponta Verde (via Ladeira do Calmon) será desativada. O DMTT justificou a mudança destacando que o itinerário extenso da 711 resultava em viagens demoradas.
As mudanças reforçam a frota de ônibus que acessam a UFAL, que seguirá contando com as linhas 046 – Village Campestre II/Centro, 901 – Eustáquio Gomes/Terminal Integrado do Benedito Bentes (via Hospital Metropolitano), 903 – Eustáquio Gomes/Terminal Integrado do Benedito Bentes (via UFAL) e 900 – Cruz das Almas/UFAL (via José Tenório), além da linha 4000 – Circular UFAL.