A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió está expandindo a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C nas maternidades particulares da capital. A ação tem como objetivo garantir que toda a população, independentemente da classe social, tenha acesso ao diagnóstico precoce dessas infecções.
O serviço, que já é realizado nas maternidades municipais e conveniadas ao SUS, agora será implantado na rede privada. Segundo a psicóloga Sandra Gomes, da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das ISTs, a medida visa garantir que todas as gestantes sejam testadas até o momento do parto, permitindo a adoção de medidas para evitar a transmissão das infecções para o bebê.
A capacitação dos profissionais de saúde já começou, com treinamentos realizados no Hospital Arthur Ramos (Rede D’or) e, em breve, na Unimed. O treinamento, conduzido por especialistas da SMS, inclui técnicas de aconselhamento e execução dos exames.
Os testes são fornecidos pelo Ministério da Saúde, e a ampliação do serviço reforça o compromisso municipal com a saúde pública e a prevenção de ISTs.