O Sine Maceió é a porta de entrada de trabalhadores que buscam oportunidade no mercado de trabalho. Entre janeiro e setembro deste ano, o posto de atendimento encaminhou 3.809 profissionais para entrevistas de emprego, junto às empresas que abrem vagas no posto de atendimento da Prefeitura de Maceió.
Nos nove primeiros meses de 2022, o Sine Maceió abriu 2.040 vagas de trabalho para diversas áreas, entre elas da indústria, do comércio, serviços, turismo, gastronomia e área da saúde. O balanço positivo de emprego já supera em 168% o ano de 2021, quando foram registradas 1.209 vagas abertas pelo posto de janeiro a dezembro.
As novas oportunidades de trabalho na capital têm mudado a vida dos maceioenses. As vagas divulgadas semanalmente pela Prefeitura de Maceió chamaram a atenção do Lucas de Oliveira de Araújo, que buscou o Sine Maceió pela primeira vez. Aos 18 anos, o jovem tem no currículo a experiência de Jovem Aprendiz na parte administrativa.
“O que me motivou a vir aqui foram as propostas que eu vi na televisão e na internet. Então vim buscar o Sine. Essa é minha primeira inscrição e estou animado. Agora é melhoria de vida e muito estudo também”, afirma Lucas.
Ele agora aguarda ser chamado para participar de uma entrevista de emprego e começar de vez a sua vida profissional. Após o cadastro, o atendimento do Sine Maceió realiza uma triagem de currículo, que é separada e enviada para vagas que o histórico profissional dele se encaixa, de acordo com idade e experiências de trabalho.
Canal de atendimento
O processo de cadastro de currículos vem sendo digitalizado pelas equipes do Sine Maceió. Por dia, uma média de 70 atendimentos presenciais são registrados e 200 currículos são encaminhados para o e-mail, no imosine.semtabes@gmail.com. O novo canal de cadastro de currículo agora é via Whatsapp, no número (82) 98879-1919.
“Antes não recebíamos o currículo via atendimento Whatsapp, que era apenas para informações ao trabalhador. Agora passamos a ter mais esse atendimento on-line de cadastro de currículos, o que facilita para quem tenha alguma dificuldade de vir até o posto de atendimento”, explica a secretária adjunta do Trabalho, Ríssia Rodrigues.
Todos os serviços realizados pelo posto de atendimento ao trabalhador da Prefeitura de Maceió são gratuitos. Aqueles que não possuem um currículo profissional pronto, tem dúvidas na criação ou precisam de orientação profissional, podem procurar o Sine Maceió.
“Você que procura um emprego ou uma oportunidade melhor no mercado de trabalho, procure a equipe do Sine, seja para cadastro do currículo ou para alguma orientação profissional”, ressalta Ríssia.