A Santa Casa de Misericórdia de Maceió realizou, na sexta-feira (06), seu 13º Plano de Atendimento a Desastres (PAD). Mais uma vez, a ação aconteceu dentro do Simulado de Acionamento do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergências da Braskem, que este ano chega a sua 19ª edição.
“Anualmente a Braskem realiza simulados envolvendo as comunidades circunvizinhas a Unidade de Cloro/Soda de Alagoas, devido a possibilidade de ocorrência de emergências cujos resultados afetem a comunidade. Mais uma vez, a Santa Casa de Maceió participou e demonstrou sua capacidade de ação rápida ao exercitar a equipe multidisciplinar para atendimento a vítimas em ocorrências externas”, disse Deiseanne Luz dos Santos, engenheira de Segurança do Trabalho.
Durante o PAD, aproximadamente 40 colaboradores, entre médicos e prestadores de serviço, participaram da simulação estabelecendo uma cadeia de comando e todo um fluxo de trabalho, que começou no acionamento do plano, manteve-se ativo durante a assistência às vítimas e encerrou-se quando o fluxo de pacientes é normalizado.
Com o alerta de quatro vítimas de contaminação por cloro na Braskem, três “pacientes” chegaram à emergência da Santa Casa de Maceió, sendo socorridos pelas equipes envolvidas no plano.
“Os pacientes chegaram, tomaram banho para tirar o máximo do cloro, e, na sequencia foram para o atendimento médico. Um deles foi encaminhado para a sala de parada, por estar mais grave; os demais seguiram para o hall do hospital (área amarela), onde receberam os atendimentos necessários. A simulação é importante, pois treinamos para situações reais”, disse o médico Amaury Matos.
Todo trabalho foi acompanhado por observadores que verificaram, entre outros pontos, o tempo de resposta do pessoal convocado para a simulação. “Notamos que a cada evento a equipe se torna mais segura, mais eficientes e cooperativas entre si. É um processo integrativo, então, se um ciclo não der certo, o seguinte não vai dar certo. Percebemos que essa simulação de vazamento de gás na Braskem nos trouxe algumas inovações, como o banho no paciente. A equipe foi bastante eficiente e rápida, fazendo com que esses pacientes estivessem prontos para dar seguimento aos cuidados”, finalizou a enfermeira Rejane Paixão, gerente corporativo da Unidade de Internação.