Search
Close this search box.
Search

Senador Rodrigo Cunha visita Santa Casa de Maceió

Parlamentar acompanhou os investimentos realizados com os recursos enviados à instituição
rodrigo-cunha-santa-casa
Imagem: Provedor Humberto Gomes de Melo, senador Rodrigo Cunha e o coordenador da Radioterapia, Marcos Davi

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Humberto Gomes de Melo, recebeu o senador Rodrigo Cunha para uma visita à instituição na sexta-feira (15). Na oportunidade, além de uma “prestação de contas” das emendas destinadas pelo parlamentar, a direção apresentou projetos importantes que fortalecerão o tratamento já ofertado pela instituição.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Cunha é o parlamentar que mais destinou recursos para o hospital alagoano. Em três anos de mandato, R$ 5 milhões já foram encaminhados por ele e investidos na compra de equipamentos, materiais e no upgrade (melhoria) do aparelho Acelerador Linear.
“Ele tem o estilo de fiscalizar aquilo que foi encaminhado para as instituições por meio de emendas, e foi uma oportunidade dele vir ao hospital, já que é o parlamentar que mais destinou recursos à instituição. Isso aconteceu em 2020, 2021 e 2022 e pudemos concretizar projetos, como o da radiocirurgia, que em 15 dias começam as cirurgias, e na endoscopia”, disse o provedor Humberto Gomes de Melo.

Na oportunidade, alguns projetos foram apresentados ao senador. “Pretendemos que ele possa encaminhar novos recursos para a Santa Casa para que tenhamos condições de aplicá-los e poder assistir mais e mais pacientes do Sistema Único de Saúde”, concluiu o provedor.
PARCEIROS IDEIAS – Segundo o senador é sempre uma felicidade visitar a Santa Casa de Maceió. “Pude verificar que os recursos estão sendo muito bem aplicados. O equipamento já chegou, está funcionando, à disposição da população, inclusive, trazendo qualidade de vida, melhorando a qualidade daquilo que já era ofertado para a população, reduzindo o tempo de tratamento. Tenho certeza de que hospital cumpre o seu papel como também cumpro o meu, que é buscar os parceiros ideais para fazer com que as pessoas desse nosso amado estado de Alagoas melhorem sua autoestima e vivam com qualidade”, destacou Rodrigo Cunha.

Entre as melhorias possibilitadas pelos recursos vindos das emendas, está a realizada no Acelerador Linear, que emite radiação em tratamentos para combater ou diminuir o desenvolvimento do câncer. “Com o upgrade no Acelerador Linear será possível diminuir as sessões de radioterapia de 35 para 4 ou 5. Quem vem do interior, por exemplo, vai deixar de ficar 7 semanas em tratamento fora de casa. Ou seja, teremos o maior controle da doença e menos efeitos colaterais. Um ganho que não é para os médicos, mas para a comunidade alagoana. A Santa Casa de Maceió, aliás, é o único serviço que faz radioterapia de crianças”, destacou o coordenador da Radioterapia, Marcos Davi.

Leia também:  Riacho Salgadinho começa a receber placas que vão recompor paredes do canal

Atualmente, a oncopediatria da Santa Casa de Farol atende 100 crianças. Oncologista pediátrica, Alessandra Lamenha lembrou as parcerias que o hospital tem e que ampliam as opções de tratamento em Alagoas. “Temos uma aliança global com Hospital St. Judes em Memphis, com o projeto colaborativo Hora Dourada, que tem como objetivo conscientizar sobre o atendimento imediato dos pacientes pediátricos com câncer, que apresentam febre na primeira hora da chegada ao hospital, e reduzir a mortalidade das crianças em tratamento oncológico na América Latina, e com o Hospital de Amor de Barreto. Mas dependemos muito de políticas públicas, e precisamos de entusiastas, para que as taxas de cura aumentem”, apontou a especialista.

A mastologista Lígia Teixeira, especialista em oncoplastia mamária, também participou do encontrou e falou sobre a importância da reconstrução mamaria imediata em mulher com câncer de mama. “Cheguei há três anos e meio e encontrei um cenário onde ninguém fazia a reconstrução mamária pelo SUS. Meu sonho é que a gente alcance o primeiro mundo, e mais de 50% das pacientes tenham acesso, pois muitas mulheres ficam curadas do câncer, mas morrem de depressão por perder a mama”, disse.
Na oportunidade, estiveram presentes, também, o diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, o diretor Administrativo e Financeiro, Dácio Guimarães, o diretor de Infraestrutura e Negócios, Carlos André de Mendonça Melo, o superintendente de Produção Assistencial e Suprimentos, Severino Moura, o gerente de Marketing, André Carneiro, além de gestores, gerentes e assessores da instituição.

MaceióBrasil