Garantir uma cidade cada vez mais direcionada às pessoas é um dos objetivos da Prefeitura de Maceió. Por isso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciou, esta semana, as obras para a criação de uma faixa exclusiva para pessoas e ciclistas ao longo dos 800 metros da Avenida Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde, conhecida como Rua Fechada.
O espaço público, que aos finais de semana se transforma em um ambiente de lazer para práticas desportivas, recreativas e culturais, já possui uma ciclofaixa e um calçadão no sentido Centro – Ponta Verde. Com as obras, o trecho paralelo à ciclovia na região será destinado ao passeio de pedestres e ao tráfego de ciclistas, beneficiando turistas e moradores.
A previsão de finalização dos trabalhos é em março deste ano. Até lá, as equipes do órgão irão realizar a pintura do pavimento e instalar balizadores – em substituição aos antigos cones – para indicar caminhos e orientar as pessoas por onde elas devem seguir.
Para o secretário de Infraestrutura de Maceió, Fabrício Galvão, as ações da gestão buscam, antes de tudo, assegurar uma mobilidade urbana cada vez mais eficiente e voltada aos cidadãos maceioenses.
“Com a conclusão das obras, o espaço de estacionamento no lado direito, próximo à praia, não vai existir. Queremos garantir que as pessoas consigam caminhar e praticar as suas atividades físicas em espaços públicos modernos e acolhedores. Esse tipo de ação consegue, por exemplo, desafogar o calçadão da praia”, pontua o titular da pasta.
Entre as orlas de Pajuçara e Jatiúca existem 1.288 vagas de estacionamento, das quais 85 serão removidas.
Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) farão rondas pela área, para que a segurança viária dos maceioenses que utilizam a avenida esteja assegurada. O órgão também seguirá monitorando a via, para avaliar a fluidez no trânsito nessa localidade.