Com a aproximação do inverno e o início das chuvas em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está reforçando o chamado à população para se vacinar contra a Influenza.
Apesar da relevância da vacinação, a campanha, iniciada há cerca de 20 dias, alcançou apenas 14,06% do público-alvo, o que equivale a 40.453 doses aplicadas. O público-alvo inclui idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, profissionais da saúde, professores, entre outros.
Com o objetivo de atingir 90% de cobertura em todos os grupos prioritários, a Coordenação de Imunização da cidade destaca a importância da vacinação para evitar complicações graves, como internações e óbitos, decorrentes da Influenza.
Eunice Amorim, coordenadora de Imunização de Maceió, enfatiza que a Influenza é altamente contagiosa e afeta o sistema respiratório, tornando a vacinação anual a melhor estratégia para promover a imunidade, especialmente durante o período de maior circulação do vírus.
A campanha de vacinação contra a Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde, ocorre em uma única etapa para todos os grupos prioritários até o dia 31 de maio. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade, além de pontos estratégicos como shoppings e centros de atendimento.
A vacina de 2024 é trivalente e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, com a dosagem atualizada para proteção contra novas cepas do vírus. Eunice ressalta que a vacina é contraindicada apenas para pessoas com reações severas em campanhas anteriores e que é recomendado adiar a vacinação em casos de doenças febris agudas, moderadas ou graves, e em casos confirmados de Covid-19. É importante que as pessoas levem o cartão de vacinação ao buscar a imunização.