A Santa Casa de Maceió agora dispõe de um Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes e de Terapia Ambulatorial Assistida. Inaugurada na quarta-feira (10), a unidade é fruto da parceria da instituição alagoana com as pernambucanas Autoimune e Domu, e oferta tratamentos para pacientes que necessitam de procedimentos infusionais.
Localizada onde antes funcionava o Centro de Oncologia para pacientes particulares e de planos de saúde, na Rua Dias Cabral, 515, a unidade possui um ambiente exclusivo, com estrutura e equipe preparadas para acolher de forma personalizada cada paciente.
“Temos certeza de que vamos oferecer para toda a população de Alagoas um atendimento diferenciado, com um espaço destinado exclusivamente para o tratamento desses pacientes”, afirmou Ana Paula Leôncio, diretora executiva da Rede Autoimune.
No local são realizados procedimentos infusionais, ou seja, técnicas médicas que administram medicamentos ou suplementos por via intravenosa, subcutânea ou intramuscular para o tratamento de artrite idiopática juvenil, artrite reumatóide, Espondilite Anquilosante (EA), osteoporose, doença de Crohn, psoríase, artrite psoriásica, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Retocolite Ulcerativa (RCU) e esclerose múltipla.
“Viemos para somar junto à Santa Casa de Maceió e dar maior assistência a esses pacientes com uma medicina personalizada”, reforçou o cirurgião colofrontologista Manoel Álvaro, responsável pela Domu e Autoimune em Alagoas.
No casos de pacientes com transtornos de humor, a equipe da unidade administra medicamentos de uso restrito ao ambiente hospitalar com supervisão multidisciplinar. “Há mais ou menos seis anos, o Serviço de Geriatria da Santa Casa já realiza um atendimento direcionado para pacientes com quadros de depressão. É uma alegria ter essa parceria. A partir dela, vamos poder ampliar a assistência que já oferecemos e garantir ainda mais benefícios para a sociedade alagoana”, finalizou a geriatra Helen Arruda.
Durante todo o período da infusão, os pacientes têm à disposição médicos e enfermeiras treinados para a realização dos procedimentos e aptos ao reconhecimento e controle de eventuais sintomas que ocorram durante a terapia.
INAUGURAÇÃO – A abertura da Unidade de Tratamento de Doenças Autoimunes (Autimune Maceió) e da Unidade de Terapia Ambulatorial Assistida (Domu Maceió) contou com a benção do capelão da Santa Casa de Maceió, padre Cícedo Lenisvaldo.
Representando a Santa Casa de Maceió, estavam presentes no soft open: o diretor médico do hospital, Artur Gomes Neto; o diretor de Negócios e Infraestrutura, Carlos André de Mendonça Melo; o diretor Administrativo e Financeiro, Dácio Guimarães; o gerente de Gestão de Pessoas, Sílvio Melo; a gestora da Linha Oncológica, Aishá Gois; a gestora de Humanização, Taciana Amorim; a gestora de Enfermagem, Daniela Broad; e o gestor de Tecnologia da Informação, José Carlos.