Search
Close this search box.
Search

Saiba como ver o eclipse total com ‘Lua de Sangue’ neste domingo

Última vez que fenômeno foi visto do Brasil foi em 2015.
pexels-george-desipris-1276314

Quem estiver em Alagoas entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16) vai poder assistir a olho nu ao eclipse total da Lua, que será acompanhado de outro fenômeno, a “Lua de Sangue’.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O eclipse poderá ser visto a partir de 22h32, momento em que a Terra começa a passar na frente da Lua, cobrindo o Sol. Quando o alinhamento alcançar a sua totalidade e a sombra encobrir completamente a Lua, ela ficará avermelhada e escura, porque não terá a incidência direta da luz solar. O fenômeno termina às 3h50 do dia seguinte.

A última vez que foi possível observar o eclipse total no Brasil foi no dia 28 de setembro de 2015 e, após esse fim de semana, ele só voltará a ser visto daqui no dia 14 de março de 2025, quase 3 anos depois.

Como acompanhar o eclipse total da Lua

Com um binóculo ou um pequeno telescópio já é possível ver facilmente a Lua sendo encoberta pela umbra (que é a parcela da sombra que não recebe luz alguma) formada pela Terra.

Mas quem não tem nenhum equipamento também poderá assistir ao eclipse, segundo o professor e astrônomo Adriano Aubert S. Barros, do Observatório Astronômico. “O fenônemo também pode ser visto a olho nu”.

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, que é uma entidade parceira da Usina Ciência da Ufal, vai acompanhar e transmitir o eclipse através do seu canal do YouTube (clique aqui e acompanhe).

Leia também:  Assassino em série em Alagoas: o que se passa na mente de um serial killer?

O que é um eclipse lunar total?

O fenômeno do eclipse lunar total ocorre apenas na fase da lua cheia, quando o satélite natural e o sol estão em lados opostos da Terra. Nesse ponto, a Lua pode se mover para a sombra projetada pela Terra(penumbra), resultando em um eclipse lunar.

No entanto, em um eclipse total a órbita ligeiramente inclinada da Lua a coloca acima ou abaixo da sombra da Terra formando a umbra (ponto cego dentro da sombra).

A coloração avermelhada que o satélite ganha durante o eclipse é resultado do da “Dispersão de Rayleigh”, que é a dispersão da luz do Sol ou qualquer outra radiação eletromagnética pela atmosfera.

Horários das fases do eclipse em Alagoas

O eclipse começa em Alagoas às 22h32. Segundo o professor, à 00:29:03 do dia 16 de maio, o disco lunar estará totalmente imerso na umbra da sombra Terra. É a partir daí a fase total do eclipse, que durará 1h24.

À 01:53:56, a Lua começará a deixar a umbra da Terra, encerrando a fase total do eclipse. Mas o satélite continuará parcialmente encoberto pela umbra até as 2:55:07, quando entra na penumbra da Terra. Às 3:50:48, a Lua deixará a penumbra, encerrando o eclipse.

MaceióBrasil