Search
Close this search box.
Search

Robô da Vinci: Santa Casa de Maceió recebe placa da Strattner Intuitive

Instituição faz parte do grupo dos 100 sistemas robóticos instalados no Brasil
maceiobrasil-800×450 – 2023-06-17T103310.722
Imagem: Provedor Humberto Gomes de Melo recebe a placa que destaca a Santa Casa de Maceió entre os 100 sistemas robóticos da Vinci instalados no Brasil

Em atividade no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Maceió desde fevereiro deste ano, o robô da Vinci vem auxiliando cirurgiões de diversas especialidades a operar seus pacientes com ainda mais segurança e precisão. Nesta quarta-feira (14), o provedor Humberto Gomes de Melo recebeu das mãos de representantes da Strattner Intuitive, uma placa que marca os 100 sistemas robóticos instalados no Brasil.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Para o provedor do hospital alagoano, Humberto Gomes de Melo, a implantação do robô cirúrgico tem sido muito gratificante para a instituição. “São quatro meses em que temos realizado a cirurgia robótica em Alagoas, a primeira instituição que adquiriu o robô cirúrgico e tem dando esta oportunidade de acesso à essa tecnologia, não só para os profissionais que aqui atuam, mas, principalmente, para os pacientes que procuram a instituição. Isso nos deixa muito gratificados”, disse.

A Strattner é uma empresa familiar e brasileira que atua no mercado médico hospitalar desde 1950. Em parceria com a Intuitive, fabricante do robô cirúrgico da Vinci, busca facilitar o acesso aos treinamentos na cirurgia robótica para cirurgiões e equipes de sala. “Estamos comemorando o marco de 100 sistemas robóticos no Brasil e a Santa Casa de Maceió está dentro desse marco. A placa é uma forma de agradecimento à instituição pelo pioneirismo em Alagoas, já que é o primeiro hospital do estado a ter a plataforma da Vinci”, afirmou Maíra Gomes executiva de vendas da robótica da Strattner Intuitive.

“Na entrega da placa, o provedor lembrou várias situações em que a instituição foi pioneira em tecnologia, em Acreditações, no uso do prontuário eletrônico, coisas que para a gente, hoje, soam como corriqueiras, mas que no passado a Santa Casa de Maceió foi pioneira. Com o robô não seria diferente. Quando apostávamos em alguma instituição no estado que pudesse ter essa tecnologia, não tínhamos a menor dúvida de que seria a Santa Casa de Maceió”, destacou o coordenador do Serviço de Cirurgia Robótica do hospital, o cirurgião urológico, Gustavo Mendonça.

Controlado pelo cirurgião, que opera a partir de um console, o da Vinci é um sistema cirúrgico completo. Um monitor exibe para o especialista a cavidade a ser operada, com imagens em 3D ampliadas em até 15 vezes, com alta definição. Do console, o médico executa os movimentos cirúrgicos replicados e aperfeiçoados pelos quatro braços do robô.

Leia também:  Feriado de 20 de novembro: Lei garante folga ao trabalhador

Entre os benefícios da cirurgia robótica está a possibilidade de menos lesões nas estruturas vizinhas ao órgão alvo do paciente. Isso reduz o tempo de internação, possíveis intercorrências e proporciona a recuperação precoce e o retorno mais rápido às atividades normais.

Segundo Nair Gusmão, gestora da Linha Cirúrgica da Santa Casa de Maceió, houve toda uma preparação para que o hospital pudesse dar início ao Programa de Cirurgia Robótica. “A Santa Casa de Maceió segue sendo pioneira em todos os programas de tecnologia em que ela se habilita para segurança do paciente. Com a viabilidade feita junto com a equipe da Strattner reunimos todos os profissionais necessários para dar suporte a essa grande iniciativa, passando pela engenheira clínica, enfermagem, manutenção, arquitetura entre outras setores, com treinamento necessário para montar nosso próprio programa. Hoje temos em torno de 60 cirurgias realizadas e a placa que recebemos vem como o reconhecimento de um trabalho grande, executado por uma equipe multiprofissional”, destacou.

“A cirurgia robótica é mais um marco que a Santa Casa de Maceió trouxe para Alagoas. Então foi muito importante recebermos essa placa, que marca os 100 sistemas robóticos da Strattner Intuitive instalados no Brasil. Apesar de ser um projeto novo na instituição, temos colhido resultados muito positivos”, reforçou a enfermeira Lysia Malta, que faz parte da equipe de cirurgia robótica do hospital.

Participaram da solenidade de entrega da placa, o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo; o diretor de Infraestrutura e Negócios, Carlos André de Mendonça Melo; o diretor Administrativo e Financeiro, Dácio Guimarães; o cirurgião Gustavo Mendonça, coordenador do Programa de Cirurgia Robótica; a gestora da Linha Cirúrgica, Nair Gusmão; a enfermeira Lysia Malta; o engenheiro clínico, William Cabral; e os representantes da Strattner Intuitive, Maíra Gomes e Fábio Cassimiro.

MaceióBrasil