Moradores da comunidade Novo Horizonte bloquearam a Avenida Comendador Gustavo Paiva, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, no início da noite desta quarta-feira (22), em protesto contra a falta d’água na região que, segundo os manifestantes, já dura quatro dias.
“Estamos sem água desde domingo. Ninguém dá nenhuma satisfação de nada. Infelizmente [o protesto], é a única forma que a comunidade se sente ouvida”, disse a moradora Maria Andréa Barbosa.
Por meio de nota, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que, após demanda apresentada pela BRK de falta de água na região da Grota do Ari e entorno do Residencial Dom Adelmo Machado, em Cruz das Almas, encaminhou, nesta quarta-feira (22), técnicos para averiguar um poço situado dentro do próprio Residencial Dom Adelmo.
Segundo a Casal, assim que houver o diagnóstico, caso haja algum problema no poço de competência da Companhia, serão tomadas as medidas cabíveis o mais brevemente possível para reativar a unidade produtora de água.
Os manifestantes fecharam a via com pneus e pedaços de madeira e atearam fogo. A Polícia Militar foi acionada para o local para tentar liberar o tráfego de veículos. Às 20h50, os moradores informaram ao g1 que o fornecimento de água foi restabelecido.
Um caminhão do Corpo de Bombeiros também foi enviado ao local para apagar o fogo na pista.
Por causa do protesto, o trânsito ficou congestionado em diversos bairros da cidade, principalmente no Jacintinho, Jacarecica e Jatiúca, que dão acesso a Cruz das Almas.