O Brota na Grota continua beneficiando diversos bairros de Maceió com serviços de infraestrutura, melhorando a qualidade de vida das populações de comunidades carentes. O maior programa de inovação e inclusão social do Brasil já melhorou os acessos e realizou obras de manutenção em 16 grotas da capital.
Em quatro meses, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) atuou diretamente no fortalecimento de grotas dos bairros Benedito Bentes, São Jorge, Jacintinho, Cruz das Almas, Barro Duro, Pescaria, Fernão Velho, Bebedouro, Pitanguinha e Farol, fazendo a reposição de pavimento, pintura, construção e reconstrução de escadarias, limpeza de galerias de drenagem, entre outros serviços.
Stefany Ohana mora na Grota Geraldo Bulhões há pouco mais de 5 meses, mas já sente a melhora na rotina, com a reforma da escadaria que dá acesso à comunidade. Ela conta que o serviço vai levar mais segurança aos moradores que precisam transitar pelo local.
“Era bem complicado aqui, principalmente, em tempo de chuva porque às vezes a gente subia e escorregava, fazia até medo de cair de mau jeito. Agora que estão reformando vai ser uma melhora muito grande para a gente que mora aqui na grota, vai ser uma maravilha, vai tirar um sufoco grande”, contou.
O PROGRAMA
Para levantar as demandas e necessidades de cada região, equipes técnicas se reúnem semanalmente e fazem visitas com lideranças locais, com o objetivo de estabelecer as necessidades específicas de cada grota a receber os serviços.
Ao longo dos últimos meses, receberam ações as grotas do Macaco, da Alegria, do Rafael, do Aterro, do Mocambo, da Caveira, da Goiabeira, da Pitanguinha, do Arranha-céu, Gulandi, Piabas, do Ouro Preto, do Vale do Reginaldo, Pau D’Arco 1, do Bolão e Geraldo Bulhões.
O Programa Brota na Grota contempla ações de diversas pastas, a exemplo da Assistência Social, Educação, Iluminação, Trabalho e Abastecimento, Segurança Comunitária e Convívio Social, Desenvolvimento Sustentável, Cultura, Infraestrutura, Esporte e Lazer, Saúde, além do Gabinete da Mulher e da DMTT.