Na última semana, o Procon Maceió realizou uma pesquisa de preços em 16 estabelecimentos da capital alagoana, visando os presentes para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A ação faz parte de um procedimento padrão durante as datas comemorativas, com o objetivo de monitorar a regularidade dos preços e evitar abusos no comércio local.
Durante períodos festivos, os consumidores podem ser mais vulneráveis a práticas abusivas por parte das empresas. O contexto faz com que as ações de fiscalização do Procon Maceió tornam-se ainda mais importantes e reforça o compromisso de proteger os direitos dos consumidores.
A intensificação das atividades de fiscalização visa, principalmente, garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. Além disso, o Procon Maceió mantém os fornecedores informados sobre a necessidade de cumprir as normas e regulamentos estabelecidos nas relações de consumo.
De acordo com a diretora-presidente do Procon Maceió, Cecília Wanderley, as ações são também educativas. “Essa é uma forma não só de evitar a lesão aos direitos do consumidor, mas também de informá-los”, ressalta.
As atividades do Procon Maceió incluem a divulgação de informações tanto para consumidores quanto para fornecedores. A fiscalização em datas comemorativas é uma ferramenta preventiva, já que assegura um ambiente comercial justo, que garante aos consumidores compras com segurança e consciência de seus direitos.