O Procon Maceió realizou uma nova pesquisa para monitorar os valores dos itens básicos de alimentação em supermercados da cidade. Desde a tragédia no Rio Grande do Sul, a fiscalização foi intensificada, e o órgão de fiscalização esteve em oito estabelecimentos da capital observando preços e práticas do segmento. De oito redes fiscalizadas, cinco foram autuadas e têm 20 dias para apresentar defesa administrativa.
A pesquisa incluiu 15 itens, como arroz parboilizado, açúcar, feijão, farinha de milho flocada, macarrão, entre outros alimentos essenciais. O levantamento constatou que o preço da cesta básica, composta por um item de cada produto, varia de R$ 63,48 a R$ 143,41, dependendo do estabelecimento e da marca. Houve variações significativas nos preços de alguns itens em comparação com a pesquisa de abril, como o aumento de 31,32% no arroz parboilizado e a redução de 46,61% no preço da manteiga.
Cecília Wanderley, diretora executiva do Procon Maceió, destacou que o objetivo da fiscalização é coibir práticas abusivas e garantir que os consumidores possam economizar nas compras. Ela enfatizou que aumentos de preços sem justificativa são proibidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Os moradores de Maceió podem denunciar irregularidades pelo telefone 0800 082 4567 ou pelo WhatsApp 9.8882-8326.