Nesta quarta-feira (17), o Procon Maceió divulgou os resultados de uma nova pesquisa de preços dos itens básicos de alimentação em supermercados da cidade. O levantamento foi realizado em oito estabelecimentos da capital, abrangendo 15 itens essenciais como arroz parboilizado, açúcar, feijão, café em pó, sardinha, entre outros.
A pesquisa revelou que os preços dos alimentos podem variar consideravelmente, indo de R$ 73,74 a R$ 155,22, dependendo do produto e da marca consultada. Essa variação chega a alcançar até 110,50%. Um dado alarmante é o aumento de até 476,72% no preço do macarrão, dependendo da marca. Por outro lado, a dúzia de ovos teve uma redução de 31,34% em comparação com o levantamento anterior. Veja aqui a pesquisa.
Cecília Wanderley, diretora-executiva do Procon Maceió, enfatizou que o objetivo da pesquisa é proporcionar uma comparação de preços entre os estabelecimentos, visando auxiliar os consumidores a economizarem em suas compras. A iniciativa visa também a transparência e o incentivo à concorrência saudável no mercado.