A Prefeitura de Maceió está promovendo um amplo projeto de reforma e revitalização em 17 praças da cidade, abrangendo bairros tanto da parte alta quanto da parte baixa. Esta iniciativa visa ressignificar o papel dos espaços públicos na vida da comunidade, proporcionando mais opções de lazer e convívio social.
As praças selecionadas para o mutirão estão distribuídas por diversas regiões de Maceió, atendendo diretamente milhares de moradores por meio de uma ação que reconhece a importância desses locais como pontos de encontro, recreação e integração social.
No total, 13 obras de revitalização estão concentradas na parte alta da cidade, abrangendo bairros como Clima Bom, Chã de Jaqueira, Cidade Universitária, Santa Amélia, Serraria, Benedito Bentes, Pitanguinha e Jardim Petrópolis. Na parte baixa, os bairros Ponta Grossa, Cruz das Almas e Jacintinho também estão sendo contemplados com os serviços.
As intervenções incluem a instalação de novos calçamentos, paisagismo, iluminação, equipamentos de lazer e atividade física, bem como espaços para crianças e animais de estimação, entre outros elementos que promovem a socialização e o bem-estar.
Para o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima, esses espaços desempenham um papel fundamental na vida da comunidade, indo além do simples lazer.
“A revitalização de praças vai além de melhorar estruturas de lazer. Elas se tornam extensões de nossas casas, escolas e locais de trabalho, oferecendo à comunidade um ambiente seguro próximo de casa. São lugares de encontro, diálogo e celebração da vida”, destacou o gestor.
Além das obras atualmente em andamento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) já entregou diversas praças nos últimos meses, que estão sendo aproveitadas pela população em bairros como Ipioca, Clima Bom, Vergel, Pajuçara, Ponta Grossa, Farol, Ponta Verde e Santa Amélia.