Search
Close this search box.
Search

Prefeitura de Maceió multa BRK devido transbordamento de esgoto na Ponta da Terra

Escoamento estava contribuindo para o surgimento de língua suja na Pajuçara
maceiobrasil-800×450 – 2023-03-01T083847.261
Imagem: Fiscal da Sedet durante Operação Línguas Sujas. Foto: Jonathan Lins/Seminfra

A Prefeitura de Maceió multou a concessionária de saneamento básico BRK Ambiental devido ao lançamento de efluentes na Rua Senador Firmino de Vasconcelos, na Ponta da Terra, próximo à estação elevatória de esgoto da Praça Lions.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Durante a ação, fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (Sedet) constataram que o poço de visita do local, cuja responsabilidade é da concessionária de saneamento básico, estava ocasionando extravasamento de esgoto, e caindo na rede de drenagem de águas pluviais. A irregularidade é um dos fatores que contribuem para o surgimento de línguas sujas na região.

A fiscalização aconteceu depois de novas denúncias de línguas sujas na região do Pavilhão do Artesanato, na Pajuçara. Este problema vem se repetindo depois que houve o transbordamento de esgoto na elevatória da Praça 13 de Maio, no Poço, e que acarretou a paralisação da estação elevatória da Praça Lions.

Leia também:  Hospedagem e Alimentação apresentam crescimento e ajudam a elevar o PIB de Alagoas

Após fiscalização foi constatado que o esgoto estava sedimentado nas galerias pluviais da região e, por isso, ocorreu o transbordamento e o surgimento da língua suja próximo ao Pavilhão do Artesanato. Na época, a BRK recebeu três autos de infração devido a essa paralisação das elevatórias.

Operação Línguas Sujas

Para sanar o problema do esgoto nas praias de Maceió, a Sedet iniciou em dezembro de 2022 a Operação Línguas Sujas, que visa autuar imóveis residenciais, estabelecimentos comerciais e a concessionária de saneamento da região pelas infrações ambientais que ocasionam as línguas sujas.

Até o momento, foram emitidos 24 autos de infração e 31 notificações, resultando em aproximadamente R$285 mil em multas para os responsáveis pelas infrações.

A operação surge de um compromisso firmado pela atual gestão de combater o lançamento irregular de efluentes, ligações clandestinas de esgoto e outras infrações ambientais que afetam as praias de Maceió, ocasionando as famigeradas línguas sujas.

MaceióBrasil