Maceió segue avançando no trabalho de modernização do parque da iluminação pública com a substituição de luminárias convencionais pelas luminárias com a tecnologia em LED, que têm maior potencial de luminosidade, são mais econômicas e também mais sustentáveis.
Entre 1º de novembro 2022 e 20 de março deste ano, a Prefeitura de Maceió substituiu 1.614 luminárias em avenidas dos bairros Farol, Tabuleiro do Martins, Vergel do Lago, Mangabeiras, Jacarecica, Murilopolis, Santa Amélia e Poço.
Conforme determinação do prefeito JHC, os corredores de transportes são prioridade no processo de requalificação da iluminação, a exemplo da Avenida Fernandes Lima, o maior corredor da cidade, que ganhou 374 novas luminárias e agora está todo iluminado em LED.
Na quarta-feira (22), a Prefeitura de Maceió também concluiu a nova iluminação da Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins. No total, 543 luminárias foram substituídas no trecho que fica entre a Facima e a rotatória da Polícia Rodoviária Federal.
No último dia 20 de março foi finalizada a substituição das luminárias antigas nas Avenidas Dona Constança e Álvaro Calheiros, na Jatiúca. No total, as duas avenidas receberam 166 luminárias em LED.
Antes, na Avenida Gustavo Paiva, 178 luminárias foram substituídas no trecho que fica entre a Praça Bonfim, no bairro Poço, até Jacarecica. Além das luminárias, foram trocados ainda os suportes, os chamados braços dos postes.
As obras de modernização do parque de iluminação da cidade são custeadas com recursos da Contribuição Para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), imposto que é pago mensalmente pelos contribuintes, conforme localização e cálculo de consumo de energia elétrica.
No mês passado, a Avenida Eraldo Lins Cavalcante, via principal e corredor de transportes do Murilópolis, ganhou 74 luminárias de 150 W, com suporte de postes adequados à nova iluminação. A extensão da obra foi de 1,1 km.
A iluminação da Avenida Tomás Espíndola, que faz ligação com a Fernandes Lima, no bairro Farol, também recebeu um upgrade. Por lá foram implantadas 39 luminárias de 220 W.
Para o motorista Messias Silva, a mudança ajuda no exercício da atividade. “O principal é que a gente consegue dirigir com mais segurança”, frisou o trabalhador.
Já na Avenida Senador Rui Palmeira, a via principal do Vergel do Lago, na orla lagunar, região que tem sido amplamente assistida pelo poder público municipal, foram instaladas 196 luminárias em LED, com 220W de potência. A requalificação contemplou 6 km da via, do trecho entre o balanço até o Papódromo.
Na Avenida Capitão Marinho Falcão, no bairro Poço, a via principal do Conjunto Santo Eduardo, foram instaladas 44 novas luminárias de 150 Watts.
O corredor de transportes do Conjunto Medeiros Neto, no bairro Santa Amélia, parte alta de Maceió, recebeu 21 luminárias em LED.
É importante pontuar que a chegada do LED nessas avenidas representa ganhos reais na segurança e conforto da população, a exemplo de trabalhadores que precisam aguardar nas paradas de ônibus ao fim do expediente. Outro ponto a ser frisado é de que se trata de uma iluminação mais econômica, sustentável e de maior durabilidade.
“Estamos empenhados em deixar Maceió com uma iluminação mais clara e potente, o que certamente é um atrativo para que o cidadão se permita o uso de áreas públicas ao anoitecer, como ficar conversando na porta ou sair para praticar exercícios. E a determinação do prefeito JHC é de que o ponto de partida dessa requalificação da iluminaçãobseja os corredores de transportes de toda a cidade, que são espaços obrigatoriamente utilizados por todos”, explicou a superintendente de Iluminação Pública de Maceió, Camila Porciúncula.
Para evitar transtornos aos motoristas e usuários do transporte público, os serviços referentes à obra de iluminação são executados pelas equipes técnicas da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), quase sempre, entre às 22h e 5h.
Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuam na sinalização e ordenamento das vias durante os trabalhos.