A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está empenhada em investir mais de R$ 22 milhões em projetos de requalificação da rede elétrica para climatização de escolas e creches municipais em 2024. Atualmente, 32 projetos aprovados estão em andamento, visando garantir ambientes mais confortáveis e adequados para professores, técnicos, pessoal de apoio e estudantes.
A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, ressaltou a importância de readequar a rede elétrica antes de implementar a climatização nas unidades escolares. Segundo ela, o levantamento das principais demandas das escolas e creches apontou a necessidade primordial da climatização para proporcionar melhores condições de aprendizado e trabalho.
“Nossa meta é promover o desenvolvimento da cidade através da educação, e isso passa por oferecer ambientes mais propícios ao ensino e à aprendizagem”, destacou Jó Pereira.
Atualmente, as obras de readequação e climatização estão em andamento em 32 unidades escolares, com previsão de conclusão em aproximadamente 60 dias. Durante esse período, as aulas ocorrem normalmente, conforme o objetivo da Semed de unificar o calendário escolar neste ano.
Início do ano letivo com mais conforto
Onze unidades da Rede Municipal de Ensino já começaram o ano letivo de 2024 com salas de aula climatizadas, proporcionando um ambiente mais confortável para os alunos. Uma delas é o CMEI Maria Liege, localizado no Jacintinho, onde a diretora Ladivane Lopes expressou sua satisfação com a melhoria.
“Tudo que vem agregar para que as crianças se sintam confortáveis e acolhidas é satisfatório. Além disso, as crianças também vão ter o seu direito de conforto atendido”, afirmou a diretora.
Além da climatização, outras melhorias estruturais estão sendo realizadas nas unidades escolares, incluindo reforma de coberturas, instalações de novas bombas de água e novas pinturas. A modernização da rede elétrica é fundamental para garantir a segurança e o funcionamento adequado das unidades, especialmente diante da crescente demanda por eletricidade com a incorporação de novos equipamentos educacionais.