A partir desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Maceió expande a vacinação contra Influenza para toda a população. Agora, qualquer pessoa a partir de seis meses que ainda não recebeu a vacina pode se imunizar. A medida visa proporcionar benefícios à população não incluída nos grupos prioritários e contribuir para a diminuição de atendimentos médicos e internações devido à gripe.
Para receber a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação e o CPF.
“A ampliação da vacinação contra a Influenza oferece a oportunidade para todos os maceioenses garantirem a imunização contra a gripe. Infelizmente, a procura entre o público-alvo foi baixa, então estamos ampliando para que todos busquem uma unidade de saúde para se vacinar”, destaca a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário contra a Influenza. A vacina de 2024 é trivalente e protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, sendo atualizada regularmente para oferecer eficácia contra novas cepas do vírus.
Os locais de vacinação incluem todas as salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió, além de pontos fixos em shoppings e postos de atendimento ao turista, com horários variados de acordo com cada local.
As contraindicações são apenas para pessoas que tiveram reações severas a vacinas em campanhas anteriores. Em casos de doenças febris agudas, moderadas ou graves, ou Covid-19 confirmada, a vacinação pode ser adiada até a melhora do quadro.
Para idosos acamados, há um cadastro disponível para vacinação em domicílio, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e contato pelo telefone (82) 3312-5589 ou e-mail idososacamados@sms.maceio.al.gov.br.