A vida das famílias com filhos matriculados nas escolas municipais tem sido transformada desde que a Prefeitura de Maceió ampliou para 20 mil estudantes a quantidade de alunos do Ensino Fundamental que tomam café da manhã nas unidades de ensino do Município. Implantado no segundo semestre de 2021, o programa Amanhecer atende crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, dos quais mais de 70% pertencem a famílias de baixa renda. Antes, o programa atendia apenas as crianças da Educação Infantil.
O objetivo do programa Amanhecer é oferecer uma alimentação balanceada e nutritiva a todos os estudantes da rede, antes disponível apenas para as crianças da Educação Infantil.
A diretora da Escola Jarede Viana, Roxana Araújo, revela a mudança no desempenho dos alunos após a implementação do desjejum. “A grande diferença é em relação à participação dos estudantes, que agora estão mais ativos. Porque se uma criança está alimentada, ela participa e desenvolve melhor suas atividades. E o desenvolvimento delas só tende a melhorar”, disse.