Maceió segue avançando na imunização da população contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Maceió ampliou os pontos de vacinação e a capital conta agora com mais dez unidades por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento. A iniciativa busca assegurar o acesso à vacina a todos os maceioenses.
Uma dessas unidades é a Unidade de Referência João Paulo II, no Jacintinho. Segundo a diretora administrativa, Mônica da Silva Barbosa, a ampliação dos postos de vacinação trouxe muitos benefícios para a população. “A população do bairro precisa dessa descentralização, pois muitos têm dificuldades de se dirigir a outros postos de vacinação contra a Covid-19. Então quanto mais perto dos usuários, melhor para garantir a proteção de todos”, explica.
Para se vacinar, os usuários precisam se dirigir aos pontos externos ou à unidade de saúde mais próxima de sua residência com o cartão de vacinação e documento de identificação. Nesses locais, estão sendo aplicadas a primeira, segunda ou a dose de reforço. Em Maceió, 88,9% da população adulta já está imunizada e 90,2% com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19.
Novas unidades que contam com pontos de vacinação contra a Covid-19
As novas unidades que atendem a partir de hoje (10) como ponto de vacinação contra a Covid-19, no horário das 9h às 16h, são a ESF Ouro Preto, ESF Frei Damião (Benedito Bentes), Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto de Macedo (UFAL) e US João Sampaio. Além disso, foram abertas as Unidades de Referência em Saúde João Paulo II (Jacintinho) e Ib Gatto Falcão (Tabuleiro) e Unidades Básicas de Saúde Djalma Loureiro (Clima Bom) e Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce).
Com essas novas unidades, Maceió passa a contar com 30 unidades de saúde (veja aqui a lista) vacinando contra a Covid-19, além do PAM Salgadinho, quatro pontos fixos – Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel do Lago), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal Rodoviário João Paulo II (Feitosa) e Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel – Ponta Verde.