O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, recebeu nesta quarta-feira (30), a presidente da Colônia de Pescadores Z-01, Maria Aparecida, e representantes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), que juntos discutiram o ordenamento das jangadas na orla marítima de Maceió. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), no Jaraguá.
Segundo o secretário, este primeiro contato com a categoria e com as demais secretarias, que devem participar da ação de ordenamento, visa ajustar as próximas etapas da operação Praia Limpa. “Esse diálogo com os jangadeiros é muito importante. Nós sempre buscamos orientar os comerciantes sobre as ações de ordenamento que a secretaria deve realizar. Neste caso, existem jangadas abandonadas, servindo de depósitos irregulares para outros materiais e com a operação, tudo isso deve ser removido da faixa de areia”, explica.
Maria Aparecida também ressaltou a importância do diálogo e diz que o ajuste deve melhorar o convívio entre jangadeiros, moradores e turistas na orla de Maceió. “A gente pretende fazer tudo isso em parceria com a Prefeitura de Maceió. Existem caixas que estão fora do padrão. Com a limpeza, jangadeiros e pescadores serão vistos com outros olhos pelos turistas. O acordado não fica caro”, disse a presidente da Colônia de Pescadores Z01.
As próximas etapas da operação Praia Limpa, após a fase educativa, será definida em conjunto com as demais secretarias envolvidas.