Uma das mais tradicionais áreas de Maceió, a Praça Lions, no bairro de Pajuçara, será contemplada com uma nova estrutura de lazer. O projeto de requalificação inclui melhoria dos passeios públicos, manutenção paisagística, além de recuperação e inserção de mobiliários. A estimativa é que o projeto arquitetônico da Praça Lions beneficie mais de 30 mil pessoas que residem e trabalham nas proximidades da Pajuçara.
Para garantir a participação popular na intervenção, o projeto de requalificação da Praça Lions foi apresentado para artesãos que comercializam na área e moradores do entorno. A contribuição popular é importante para que todas as necessidades da comunidade sejam atendidas.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, o Estatuto das Cidades recomenda que todo planejamento do ordenamento territorial urbano seja feito com a participação popular.
“Esse trabalho coletivo é importante para que a população possa fazer parte da gestão e da zeladoria do espaço público em questão. O projeto é feito pela Prefeitura, mas as ideias e propostas são definidas pela população”, explicou.
Dentro das intervenções para requalificação da praça, a comunidade solicitou que fosse estudada a viabilidade de implantação de ambientes exclusivos para alimentação, atrações culturais, ginástica laboral e jogos de mesa. As solicitações serão discutidas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).
Luciana Andrade, que mora há 15 anos na região, comemora a revitalização da praça e espera, com isso, trazer vida para a localidade. “É um espaço tão arborizado e mal aproveitado. Estamos esperando há anos por esta reforma. Espero que agora este espaço ganhe vida e seja frequentado por muitas famílias e turistas”, disse a moradora.
Com a requalificação, os artesãos que comercializam de forma improvisada na Praça ganharão um espaço adequado onde funcionará a Feirinha de Artesanato Guerreiros da Arte.
Zuleide Tragino, presidente da Associação dos Artesãos Guerreiros da Arte de Maceió e artesã há 40 anos, destacou que a gestão do prefeito JHC tem demonstrado um olhar especial para com os artesãos. “Eu estou achando maravilhoso esse projeto. Há vários anos estávamos buscando um lugar nosso, e agora será possível”, celebrou.
Além da estrutura física que vai acolher os artesãos, o projeto de requalificação prevê o fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato, fomentando a economia e o fluxo de pessoas na Praça.
O secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Carlos Ronalsa, participou da apresentação do projeto e discutiu o fortalecimento do segmento com cursos de capacitação.
“Essa requalificação é um avanço muito grande. Os artesãos vinham sofrendo há mais de 15 anos sem ter um lugar certo para ficar. Agora, a Prefeitura vai assumir o compromisso e firmá-los na Praça, de forma permanente e padronizada”, ressaltou Ronalsa.
A obra de requalificação da Praça Lions está orçada em cerca de R$ 280 mil.