O leite materno é um tesouro nutricional essencial para o desenvolvimento dos bebês, além de fortalecer o vínculo emocional entre mãe e filho. No entanto, algumas mulheres enfrentam dificuldades em amamentar, especialmente quando há problemas de saúde ou quando o bebê é prematuro e vulnerável a infecções.
Para atender a essa demanda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió implantou em agosto de 2022 o primeiro posto de coleta de leite humano da capital. Localizado na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, o posto já coletou e distribuiu mais de 170 mil litros de leite materno, beneficiando principalmente bebês prematuros em unidades neonatais.
A enfermeira Valdênia Nogueira, responsável técnica pelo posto de coleta, destaca a importância do leite materno para a saúde dos recém-nascidos prematuros e explica que um litro de leite pode salvar até 10 vidas. As doadoras passam por uma triagem para garantir a segurança do leite doado, com exames de HIV, sífilis, hepatite B e C atualizados, além de não estarem utilizando medicamentos como antibióticos.
Marglene Oliveira, coordenadora técnica do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, anuncia a abertura em breve de um segundo posto de coleta na USF José Araújo, no Jacintinho, visando ampliar a arrecadação de leite materno. A iniciativa destaca a importância do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil e reforça o apelo para mais mães se juntarem à causa e doarem leite humano, contribuindo para salvar vidas de bebês prematuros.