Uma ação criminosa está sendo praticada em Maceió dentro de agências bancárias durante os finais de semana. Segundo a Polícia Civil, os bandidos se aproveitam da ausência de funcionários do banco para aplicar o golpe em clientes que entram no local para sacar dinheiro. Pelo menos cinco pessoas já registraram queixa relatando o ocorrido.
O delegado Robervado Davino explicou como o golpe funciona. As vítimas são clientes da Caixa Econômica. Segundo ele, os bandidos colocam um equipamento nos caixas eletrônicos que prende o cartão durante o uso. Nesse momento, uma pessoa se aproxima e oferece ajuda, mandando o cliente ligar para um número de telefone que está colado no caixa eletrônico. O cliente acredita que naquele número, vai falar com algum funcionário da agência bancária.
“Tem um número lá colocado por eles, uma espécie de cartaz, um número 0800 e pede para você ligar. Você liga para o 0800, é bem atendido por uma atendente, em princípio, uma funcionária da Caixa [Econômica] e ela ensina o passo a passo para liberar o cartão e faz com que você divulgue a senha”, explica o delegado.
Nesse momento, ela diz que a ligação está falhando e pede para que a vítima procure um local melhor fora da agência. É quando ela repassa a senha para a pessoa que ofereceu ajuda, que ficou dentro do banco, e essa pessoa faz saques e transações bancárias.
Em nota, a Caixa Econômica disse que informações sobre atos criminosos em suas agências são repassadas exclusivamente às autoridades policiais e que coopera com as investigações. A Caixa orienta que os clientes não aceitem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências, e que caso o cartão fique preso na máquina e a agência estiver fechada, a pessoa deve entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 0101 para que as providências sejam tomadas.
Um correntista, que preferiu não ser identificado, disse que demorou a perceber o golpe e o prejuízo foi alto.
“Depois eu tomei conhecimento que eles botam uma tarja lá com o número da Caixa Econômica, aí eu peguei e liguei do meu celular. Eu perdi R$ 3.800,00”, lamentou.
O delegado diz que uma outra vítima perdeu R$ 17 mil. Ele orienta para que as pessoas fiquem atentas e não caiam no golpe. “Nós estamos investigando para ver se chegamos nos autores. Não deixe o seu cartão. Fique lá até ser liberado. Em algum momento, ele vai ser liberado”.
Davino diz ainda que quem for vítima, deve procurar imediatamente a delegacia do bairro. Se for final de semana, o cliente deve ir direto na Central de Flagrantes, no bairro do Farol, ou fazer o Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual, no site na Polícia Civil.